O governador Ronaldo Caiado; o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda e a cúpula da Segurança Pública de Goiás se reuniram nesta segunda-feira, 25,01, para apresentar à imprensa um balanço sobre a criminalidade no Estado, com base nos dados oficiais do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-GO). A coletiva aconteceu no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.
Na média, de acordo com o balanço, 2020 registrou uma queda de 10,4% em todos os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), na comparação com 2019.
Durante a coletiva, Ronaldo Caiado exaltou e reconheceu o trabalho das forças de segurança que, segundo ele, têm trabalhado de segunda a segunda, todos os dias, inclusive, nos feriado, para garantir a tranquilidade dos goianos.

O governador afirmou que o Estado havia, num passado recente, se transformado “numa Disneylândia” para os criminosos. E citou casos de cidades em que grupos criminosos organizados usavam até o aparelho do Estado, como escolas, para passar drogas.
Conforme disse ainda o governador, as forças de segurança pública têm não apenas cumprido o seu papel institucional, como também contribuindo com a governabilidade da atual gestão.
“Estamos falando de vida, de dignidade, por isso, todo o meu aplauso e reconhecimento”, frisou Caiado. Que fez questão de acompanhar todos os demonstrativos apresentados durante a reunião desta segunda-feira.
Comparativo 2020-2019. Veja, abaixo:
Homicídios (-9,39%);
Latrocínios (-22%);
Lesão corporal seguida de morte (-38,9%)
Ainda de acordo com o balanço, os números também apresentaram resultados positivos nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP). Neste caso, a média ficou em cerca de 38%.
Confira alguns resultados dos CVPs:
Roubos de veículos (40,2%);
Roubos a transeuntes (35,4%);
Roubos em residências (35,3%);
Roubos em comércios (28,6%).
Indicadores
Se comparados os dados de 2020 com os de 2018, quando teve início a gestão do governador Ronaldo Caiado, a redução dos indicadores de criminalidade em Goiás se torna ainda mais evidente.
Veja o comparativo para algumas ocorrências criminais:
Crimes de homicídio (-28,8%)
Crimes de latrocínio (-56,2%)
Lesão corporal seguida de morte (-63,9%);
Roubo de veículos (-74,8%);
Roubo de carga (-62,8%);
Roubo a transeunte (-60,7%);
Roubo em residência (-41,2%);
Roubo em comércio (-56,4%);
Roubo em propriedade rural (-49,9%);
Roubo a instituições financeiras (-90%).
Durante todo o ano de 2020, foram mais de 20 operações realizadas na zona rural, mais de 810 cabeças de gado recuperadas, mais de 100 prisões e 230 armas de fogo apreendidas.
Os registros de homicídios e de roubos em 2020 foram os menores verificados desde a criação do Observatório de Segurança Pública, no dia 25 de janeiro de 2011. Goiás também terminou o ano de 2020 sem nenhum registro de roubo a banco. Na atual gestão não foram verificados crimes da modalidade conhecida como Novo Cangaço. (Com informações da Secom-GO)