O Campeonato Goiano de 2021 terminou de forma especial para a cidade de Anápolis. Contrariando as expectativas prévias da competição, que apontavam o Atlético Goianiense como principal favorito, o Grêmio Anápolis convenceu e caminhou ao seu 1º título no principal torneio do estado.
Mesmo não tendo liderado o melhor ataque ou a melhor defesa, a Raposa figurou com destaque nas estatísticas. Com 18 gols marcados, a equipe só ficou atrás de Atlético e Vila Nova, e empatada com a Aparecidense. Com 16 partidas disputadas pelo GEA no Goianão, a média da equipe foi de pouco mais de um tento anotado por jogo. As referências do setor ficaram por conta de Lucão e Ronald, principais artilheiros da equipe com cinco e três gols, respectivamente.
A zaga também figurou com consistência na campanha. Comandada pelo experiente lateral Baiano, o Grêmio sofreu 12 gols, figurando em 5º em números absolutos. Mas por ter chegado à final, consequentemente, disputou mais partidas. Em média, o clube anapolino teve 0,75 de tentos contra, ficando atrás somente de Atlético, Aparecidense e Vila Nova.
Regularidade e precisão nas penalidades
As primeiras mostras do potencial do time de Cléber Gaúcho foram apresentadas na fase de grupos. A Raposa começou liderando a competição com três vitórias seguidas, até ser derrotada pelo Atlético. Mesmo após a derrota, o Grêmio Anápolis seguiu com bom futebol e garantiu a classificação ao mata-mata com a 3ª melhor campanha geral: cinco vitórias, dois empates e três derrotas.
Na fase eliminatória, o Grêmio se destacou por suas cobranças de pênaltis. Depois de eliminar a Jataiense nas quartas-de-final, a equipe acabou decidindo seus avanços por meio da marca da cal. Diante do Atlético, pelas semis, o GEA cobrou 13 penalidades na disputa e converteu 12, eliminando o, até então, atual campeão estadual.
Veja mais: Deixando Anápolis, Vultures firma parceria com Vianópolis!
Partindo para a decisão, o roteiro não foi diferente. Após dois empates nos confrontos, a disputa contra o Vila pelo título também foi para os pênaltis. Desta vez, o aproveitamento da Raposa alcançou os 100%: cinco cobranças e cinco acertos para os jogadores do Grêmio.
“Fizemos mais de 900 cobranças de pênaltis e tivemos mais de 80% de aproveitamento em todas elas. Sabíamos que se fosse para essa disputa dificilmente iríamos perder. Estávamos preparados”, destacou Cléber Gaúcho à TV Anhanguera após a conquista.
Ao todo, na fase final, o GEA disputou seis partidas conquistando duas vitórias, três empates e uma derrota. O título goiano de 2021 foi o primeiro do Grêmio Anápolis, que já havia vencido a Divisão de Acesso e a 3ª Divisão em sua história.




