VERSÃO FLIP
segunda-feira, 18 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
segunda-feira, 18 de agosto, 2025
Contexto

Segurança Pública comemora queda de 18% em crimes violentos no primeiro semestre

de José Aurélio Soares
9 de julho de 2021
em Segurança
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
(Imagem Ilustrativa/ Internet)

(Imagem Ilustrativa/ Internet)

Os dados que delimitam o cenário positivo são do Observatório de Segurança Pública e foram apresentadospelo secretário de Estado da Segurança Pública, Rodney Miranda, em Goiânia

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, o número de homicídios registrados no mês de junho deste ano, que foi o menor dos últimos 10 anos, com apenas 73 casos em todo o Estado.

Na série histórica dos primeiros seis meses de 2021, a diminuição da modalidade criminosa fica ainda mais expressiva, com -14% de 2018 para 2019 (quando assumiu a atual gestão do Governo de Goiás); -17% de 2019 para 2020; -18% de 2020 para 2021.

O Estado registrou no primeiro semestre de 2021 queda de 18% em todos os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), na comparação com igual período de 2020. A taxa integra as ocorrências de homicídios (-18%), latrocínios (-9%) e lesão corporal seguida de morte (-50%).

Os dados que delimitam o cenário positivo são do Observatório de Segurança Pública. Os números positivos também foram verificados nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), com a queda de 34%.

Essa modalidade inclui, por exemplo, os roubos de veículos, que diminuíram 32%; a transeuntes, que caíram 39%; em residência, que recuaram 41%; e os roubos em comércios, que reduziram 36%. Na zona rural, a quantidade de roubos em propriedades caiu 37%. O Estado saiu de uma média diária de 27,7 roubos de veículos por dia, em 2018, para 5,7 neste ano.

Os dados consolidam a tendência de queda na violência, constatada desde 2019. Segundo Rodney Miranda, a meta é reduzir, cada vez mais, os crimes em Goiás, devolvendo a tranquilidade aos goianos.

Produtividade

Durante o primeiro semestre de 2021, as forças policiais apreenderam mais de 25 toneladas de drogas, o que representa uma média de 136 quilos de entorpecentes retirados das ruas diariamente. Nesse período, houve um aumento de 94% nas apreensões de cocaína no Estado, na comparação com igual período do ano passado.

Ainda nos primeiros seis meses de 2021, as forças de segurança pública de Goiás apreenderam 2.782 armas de fogo; realizaram 766.685 abordagens policiais e efetuaram 15.381 ações preventivas. Foram deflagradas 14.750 operações, com o cumprimento de 2.356 mandados de prisão e 14.088 prisões em flagrante.

Com as políticas de reestruturação do sistema prisional, o Estado teve redução de 71% nos homicídios em presídios e uma queda de 68% de evasão carcerária. As ações do Batalhão Rural, da Polícia Militar, criado em 2019, contribuíram para a maior proteção às famílias que vivem no campo.

De janeiro a junho deste ano, a unidade realizou 151 prisões em flagrante, a captura de 81 foragidos da justiça, apreensão de 167 armas de fogo, recuperação de 34 veículos furtados/roubados, além de 25.974 ações de monitoramento e 14.258 visitas rurais. Ao todo, 11.390 propriedades rurais foram cadastradas no sistema do Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle.

No primeiro semestre de 2021, a Polícia Técnico-Científica realizou 32.302 perícias criminais e 24.891 perícias médico-legais. O trabalho com o banco de perfis genéticos também rendeu diversas premiações nacionais.

Entre elas, o primeiro lugar no cumprimento dos requisitos da Rede Integrada dos Bancos de Perfis Genéticos e o segundo na identificação de pessoas desaparecidas e em coincidências de perfis genéticos. Goiás foi ainda o terceiro Estado que mais inseriu novos perfis no banco de DNA e o quarto em números absolutos de perfis genéticos.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) combateu, nos primeiros seis meses do ano, 1.921 incêndios florestais e 1.392 incêndios urbanos. A corporação efetuou ainda 337 atendimentos por meio do Grupo de Ações e Respostas Rápidas (Garra) e 10 atendimentos de UTI aérea. Ao todo, foram 8.807 ações de busca e salvamento.

Combate à corrupção
A atual gestão do Governo de Goiás implantou uma rede para coibir irregularidades, composta pela Superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, dentro da estrutura da Secretaria de Estado da Segurança Pública. A rede inclui o fortalecimento das delegacias especializadas já existentes, a criação de dois grupos de perícia especializados nas ações de combate à corrupção, dentro da Polícia Técnico-Científica, e a implantação do Disque Combate à Corrupção 181.

Além disso, a criação da Delegacia Especial de Combate à Corrupção (Deccor), da Polícia Civil, tem contribuído para o combate a essa modalidade criminosa. Apenas no primeiro semestre de 2021, foram quatro operações deflagradas pela Deccor, que resultaram no cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão, mais de R$ 148 mil em valores e mais de 3 mil em dólares apreendidos. As diversas ações realizadas também foram responsáveis pelo bloqueio de mais de R$ 29 milhões das contas dos investigados.

Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Rótulos: destaquesegurança

Mais Artigos

Armas CACs- Imagem Ilustrativa da internet

Polícia Federal assumirá controle e fiscalização sobre CACs a partir de 1º de julho

de Redação
25 de junho de 2025
0

Em nota divulgada à imprensa nesta quarta-feira (25/6), a Polícia Federal informa que assumirá, a partir de 1º de julho...

Aeronave interceptada- Imagem de divulgação PF

PF e FAB interceptam aeronave em espaço aéreo brasileiro

de Redação
16 de maio de 2025
0

Na tarde desta quinta-feira (15/5), uma força tarefa composta por PF e FAB, apoiadas pelas forças de segurança estaduais de...

Monster Fake- Ministério da Justiça- Divulgação

Saiba mais sobre a operação Fake Monster, que desarticulou rede de crimes de ódio

de Redação
5 de maio de 2025
0

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCRJ), com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • @White House/Donald Trump_2025/ Wikimedia Commons

    A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Câmara aprova, com dois votos contrários, o Dia Municipal dos Legendários

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tempos difíceis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Evento da Casa da Amizade reúne especialistas e reforça combate à violência contra a mulher

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui