Novo período de saque
Os trabalhadores que ainda não sacaram os rendimentos ou o abono salarial do PIS/PASEP de 2015 ganharam novo tempo para fazê-lo. O prazo já havia sido encerrado no final de junho, mas o Governo Federal decidiu abrir novo período para saque, entre os dias 28 de julho e 31 de agosto.
A decisão levou em conta as mais de 1,2 milhão de pessoas que deixaram de sacar o abono ou o rendimento no prazo inicialmente estabelecido. Com mais esses dias de possibilidade de efetuar o saque, o Governo espera que, pelo menos, 300 mil pessoas irão às agências da Caixa Econômica Federal para realizá-lo. O benefício é pago aos trabalhadores que, em média, receberam, até, dois salários mínimos por mês, em 2014, que estejam cadastrados no PIS/PASEP pelo menos há cinco anos e trabalharam, no mínimo, 30 dias em 2014.
Troca com troco
Uma modalidade de negócio que vem ganhando adeptos nestes tempos de restrições de crédito, juros altos e aperto no orçamento é a troca de carro por um modelo mais barato e sair com dinheiro no bolso. Apelidada de troca com troco, em princípio, a modalidade parece uma oferta vantajosa, sobretudo por causa das taxas de juros mais baixas do que as praticadas no empréstimo pessoal, mas exige muita atenção na hora de fechar o negócio.
Levantamentos de órgãos de defesa do consumidor alertam que o caminho não é tão simples e indicam que o primeiro problema a quem adere a esta modalidade é a subavaliação do veículo oferecido na troca, em geral, bem abaixo de seu valor de mercado. Mesmo assim, a troca com troco vem crescendo muito, conforme atesta o Banco do Brasil, que teve um aumento de 18% nesta modalidade de negócio no primeiro semestre, comparado ao mesmo período de 2015.
Parceria entre fiscos
A Secretaria Estadual da Fazenda e a Receita Federal firmaram uma parceria em operações conjuntas que começam a ser feitas a partir de agosto, nas divisas do Estado com Minas Gerais, Distrito Federal e Mato Grosso, para coibir o transporte de mercadorias contrabandeadas.
De acordo com a gerência de fiscalização da SEFAZ, a fiscalização conjunta visa controlar a comercialização de equipamentos eletrônicos vindos, em sua maioria, do Paraguai. Revela que o controle será feito nas mercadorias em trânsito e, também, nos estabelecimentos, uma medida que vai combater a informalidade, o descaminho de mercadorias e o seu contrabando.
Juros nas alturas
A taxa de juro do cheque especial subiu 4,2% em junho. Com esse aumento, a taxa anual cobrada pelos bancos chegou a 315,7%, um valor que já era altíssimo em maio, quando o índice estava em 311,5%. É o mais alto valor desde junho de 1994, quando o Banco Central começou a fazer a pesquisa que acompanha a variação do juro do cheque especial.
Em doze meses encerrados em junho, a variação da taxa de juro dessa modalidade foi às alturas, avançando 74,4% em relação ao mesmo mês de 2015. Os índices foram divulgados pelo Banco Central, juntamente com a informação de que o juro rotativo do cartão de crédito, hoje o mais elevado cobrado dos consumidores, caiu 0,6% na passagem de maio para junho, ficando em 470,9% ao ano. Mesmo assim, em relação a junho do ano passado, o juro do cartão de crédito deu um salto de 99,4% em um ano.
Momento imobiliário
O mercado imobiliário está passando pelo seu pior momento desde 2004, ano que marca o início da coleta de dados, de acordo com um estudo da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias. Dos doze indicadores que compõem o estudo, cinco tiveram índice zero, o que reforça a constatação da entidade de que esse é o pior momento da série histórica de avaliação sobre o desempenho do setor.
A ABRAINC avalia, no entanto, que para quem quer comprar imóveis, o momento é uma janela de oportunidades. O estudo foi feito em parceria com o Instituto de Pesquisas Econômicas. As duas entidades revelam que a atual situação do setor é pior do que a de dezembro de 2015, com maior queda no indicador de atratividade dos financiamentos imobiliários e piora também nos indicadores de atividade, massa salarial, condições de financiamento, preço dos imóveis e de empregos.
Empresas inadimplentes
O número de empresas inadimplentes cresceu 12,34% em junho, no comparativo com o mesmo mês do ano passado, segundo pesquisa do SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). No entanto, em relação a maio, houve queda de 0,69% da inadimplência. Mesmo assim, o número de empresas devedoras e com pendências segue em crescimento moderado, considerando que estes indicadores vêm desacelerando desde março.
O Nordeste foi a região do País com a maior taxa de inadimplência no primeiro semestre, com 14,31%, seguido pelo Centro-Oeste, com 12,69%, o Sul, com 10,66 e, o Norte, com 10,05%. Por setor econômico, o maior avanço entre os devedores se deu em serviços, com 14,98%; indústria de transformação, com 12,35%, comércio, com 12,22% e agricultura, com 7,13%. Para o SPC Brasil e a CNDL estes índices demonstram o quanto o aprofundamento da crise afetou as empresas.
Concurso da Polícia Civil
A Secretaria Estadual de Planejamento já assinou contrato com O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, para a realização do concurso público da Polícia Civil. No total, serão oferecidas 500 novas vagas, das quais 280 para agentes substitutos e 220 para escrivães substitutos.
Além desse certame, a SEGPLAN prepara, também, seleções para 36 delegados da Polícia Civil, 2.500 soldados e 80 oficiais para a Polícia Militar, 250 soldados para o Corpo de Bombeiros e 30 servidores para a Superintendência de Defesa do Consumidor (PROCON). De acordo com a SEGPLAN, o edital desses concursos deverá ser enviado para a publicação no Diário Oficial do Estado nos próximos dias, possibilitando a divulgação do seu novo cronograma, que teve de ser modificado devido a ajustes no contrato assinado com o CEBRASPE.


