Vai mal
Muita gente já não acredita mais que o Governo do Estado vá investir recursos para obras importantes em Anápolis. Aproximando-se do final do ano, com a chegada da estação chuvosa, dificilmente seria possível o desenvolvimento de projetos físicos e de infraestrutura. Excetuando-se a ampliação do sistema de distribuição de água potável e coleta do esgoto sanitário, feita pela estatal Saneago, praticamente nada mais se observa de iniciativa do Governo Estadual na cidade que tem o segundo maior PIB do Estado e é o terceiro maior colégio eleitoral de Goiás.
Como se não bastasse isso, a tábua de salvação que era o Aeroporto de Cargas, ao que consta, está indo, mesmo, para o esquecimento total. Não se fala mais no assunto. Da mesma forma, o dinheiro para a duplicação de um trecho da Avenida Pedro Ludovico, até hoje, ficou só nas entrevistas. Os anapolinos andam céticos, como céticos estão mais de 50 por cento dos goianos, fato revelado em recente pesquisa feita por veículos de comunicação do Estado.
Vai ser difícil, desta forma, os candidatos apoiados por Alcides Rodrigues saírem-se bem nas urnas no próximo ano por aqui. A não ser que o Governo troque de atitude, reconheça, embora que tardiamente, o que Anápolis representou na eleição de Alcides, mudando a situação Caso contrário, Pedro Canedo, Atair Pio e outros pepistas deveriam pensar mais antes de entrarem na disputa.
Mudanças
A Biblioteca Pública Municipal “Zéca Batista” vai voltar ao seu antigo endereço, na Praça Americano do Brasil. A Secretaria de Saúde, que vem funcionando naquele prédio, vai ser transferida para uma dependência alugada em frente ao Centro Administrativo, na Avenida Brasil. Para o mesmo local vai ser levada a Secretaria Municipal de Educação. E, para o Centro Administrativo, virão algumas secretarias que hoje estão na antiga Faiana.
Mal estar
A publicação da pesquisa em que o Governo Alcides Rodrigues não alcança 40 por cento de aprovação, coloca em cheque uma eventual candidatura de Jorcelino Braga, atual Secretário da Fazenda, à sucessão estadual. O desgaste político, e a falta de obras importantes, têm contribuído para esta baixa aceitação. Fazer o quê?
Sepultada?
Há quem diga que a idéia de terceira via para a sucessão estadual estaria morta e sepultada, por conta da polarização entre Íris Rezende (PMDB) e Marconi Perillo (PSDB), de acordo com pesquisas publicadas recentemente. Mas, em política nem sempre é assim. Basta lembrar que quando Marconi venceu as eleições pela primeira vez, contra o próprio Íris, contava, apenas, com quatro por cento de preferência do eleitorado no início da campanha. Depois, deu no que deu.
Fica assim
Dificilmente, para não dizer impossível, aconteceria uma mudança no comando do PMDB de Anápolis. A legenda deve ficar, mesmo, sob a batuta do casal Adhemar/Onaide Santillo. Para o que der e vier. Alguém duvida?
Milhões
Se Júnior do Friboi (ou José Batista Sobrinho) for, mesmo, candidato a vice-governador na chapa de Marconi Perillo, embora muita gente duvide, o que não vai faltar é dinheiro na campanha do ano que vem. Isto porque se tem como certa, a entrada de outros pesos pesados da economia regional na disputa. Ou como candidatos, ou como apoiadores.
Trincheira
Estão em andamento as obras da passagem subterrânea que vai ligar o Jardim Progresso ao Parque dos Pirineus, atravessando a BR 153 (Belém Brasília), o que facilitará, em muito, a vida dos pedestres daquela região. A pista duplicada recentemente, permite o emprego de maior velocidade para os veículos, dificultando, assim, a travessia dos transeuntes.
Improrrogável
Conforme esta coluna já havia adiantado, vai terminar, impreterivelmente, na sexta-feira, 29, o prazo para que os contribuintes em atraso para com o Tesouro Municipal se aproveitem do Refis (refinanciamento de débitos). Mas, na sexta-feira somente os rápidos (Jaiara, Anashopping e Jundiaí) funcionarão. É que, o feriado do Dia do Servidor Público foi adiado do dia 28 para o dia 29.
O plano
O Plano de Carreiras e Vencimentos (cargos e salários) dos servidores da Prefeitura de Anápolis caminha para uma definição. Embora haja boa vontade de parte do Governo Municipal e dos sindicatos representantes dos servidores, muitos pontos ainda estão obscuros, necessitando de discussões mais detalhadas. Daí, a demora.
Orelha
Por todo o Brasil, muitos vereadores estão “com a orelha em pé” devido à cassação em massa, dos mandatos de vereadores na Câmara Municipal de São Paulo. Tais vereadores receberam ajudas financeiras de forma duvidosa e acabaram perdendo os mandatos e os direitos políticos, embora ainda possam recorrer. Dizem, carecendo de provas, que em algumas cidades de Goiás teria ocorrido a mesma coisa. Será?
Detentas
A justiça em Anápolis continua enviando mulheres presas em flagrante, ou por mandados judiciais, para cidades da região. A Cadeia Pública local, por determinação da própria justiça, continua impedida de receber tais presas. Até quando, ninguém sabe.
Melhoramentos
Depois de muitos anos entregue ao total abandono, o Cemitério “São Miguel” está passando por uma série de melhorias em sua parte física. Até que enfim…
Ambulância
Os moradores do distrito de Souzânia não sabem mais a quem apelar a fim de que seja colocada uma ambulância à disposição da comunidade visando o transporte de pessoas enfermas para os hospitais da cidade. O veículo que era disponibilizado para tal serviço, foi recolhido por conta de avarias. A Secretaria Municipal de Saúde prometeu enviar uma ambulância nova. Prometeu…
Unanimidade
Antônio Júlio, atual Presidente do Partido dos Trabalhadores em Anápolis deve continuar no comando da agremiação para mais uma temporada. Ele é uma espécie de unanimidade no PT anapolino. É da confiança absoluta de Antônio Gomide e Rubens Otoni. Precisa mais?
Eclético
Mesmo sendo católico praticante, o senador Marconi Perillo desfruta de total liberdade entre os evangélicos de Anápolis, principalmente os do segmento pentecostal. E não é para menos. Marconi, quando governador, sempre apoiou, inclusive financeiramente, os eventos religiosos como seminários, encontros e congressos. E, independentemente de ser ano eleitoral, ou não, o senador sempre comparece a eles. Quando não vem, manda representantes.
Amarelinhos
A CMTT (Companhia Municipal de Trânsito e Transportes) está anunciando a contratação, via concurso público, de 50 agentes de trânsito para atuarem no controle do tráfego de veículos e pedestres na cidade. As provas acontecem ainda este ano. As inscrições vão ser abertas neste dia 30 de outubro.