“Estou pensando em criar um vergonhódromo para políticos sem-vergonha, que, ao verem a chance de chegar ao poder, esquecem os compromissos com o povo”. (Leonel Brizola-1922/2004)
Senhorio
Numa demonstração de total subserviência e de apego ao poder, um grupo de vereadores correu ao Gabinete Municipal, na tarde da última terça-feira 30, para entregar ao Prefeito Antônio Gomide (PT) o relatório da Comissão Especial de Investigação que apurou prováveis irregularidades na Anas (antiga Fundação “Jamel Cecílio”). A “solenidade” feita às pressas, aconteceu mesmo antes que o relatório fosse apresentado em plenário e mesmo antes que fosse encaminhado ao Ministério Público, que, pela lógica, é que deveriam recebê-lo.
Tal procedimento, que não é inédito, mostra, definitivamente, a que ponto chegou a Câmara Municipal de Anápolis. De poder, mesmo, só tem o nome. Ocupa a maior parte do tempo para figurar em programas de televisão a cabo, pago com o dinheiro público e com entrevistas a emissoras de rádio, também tudo pago com o dinheiro do povo.
É por isso, talvez, que a Câmara de Anápolis não vem se dando ao respeito, o que a coloca, também, como instituição que não merece ser respeitada. Com raríssimas e honrosas exceções, os parlamentares anapolinos, muitos deles com contas a ajustar na justiça, inclusive na esfera criminal, se prestam mais a um serviço de submissão ao Poder Executivo, do que o de serem representantes do povo.
Pode até ser que a Anas tenha cometido irregularidades (é muito provável que sim), mas o comportamento da Câmara, aos olhos da moral, da ordem e da ética, é muito mais prejudicial à democracia. O povo de Anápolis deve estar decepcionado com isso.
Aposentados
Muitas cidades brasileiras não cobram o IPTU dos aposentados de baixa renda e que tenham apenas um imóvel. Dentre elas podem ser citadas Rolândia (PR); Rio Claro (SP); Florianópolis (SC), São Paulo (SP) Viamão (RS), Teresópolis (RJ), Qurinópolis (GO) e outras. Bem que a Câmara Municipal de Anápolis poderia, num lance de lucidez, criar lei semelhante. Mas, aí seria exigir demais. Os vereadores andam ocupados com outras coisas.
Em branco
Ao que consta, vai passar mesmo em branco, a promessa do Governo Alcides Rodrigues de contemplar Anápolis com uma obra de grande vulto. Falou-se em Centro de Convenções, viadutos, etc.etc. Mas, até hoje, nada. O Governador nem vem mais a Anápolis, certamente para não ser cobrado sobre tais promessas.
Enrolando
A fita de vídeo que mostra um comício no Bairro de Lourdes, onde se pedem votos para o número 13, antes do segundo turno das eleições de 2008 em Anápolis, foi enviada para Campinas, São Paulo, para ser periciada por um dos mais famosos peritos do Brasil. Segundo informações de fonte confiável, a medida foi tomada pelos advogados do PT. Como o Dr. Ricardo Molina (que dentre outros casos trabalhou na elucidação do assassinato de PC Farias e sua namorada Suzana Marcolino), tem muito serviço para fazer, já que atende a casos do Brasil inteiro e, até, do exterior, a perícia da fita de Anápolis vai demorar bastante. Ganha-se (muito) tempo com isso.
Semelhança
Existem algumas semelhanças entre os governos Antônio Gomide (PT) e Pedro Sahium (sem partido). Quando assumiu, Sahium buscou “gente de fora” para assessorá-lo, e aproveitou remanescentes do governo Ernani de Paula em sua administração. Agora, Gomide repete a dose: buscou “gente de fora” para assessorá-lo, assim como, aproveita remanescentes de outros governos, inclusive de Ernani de Paula, em sua equipe. Nada de ilegal, nem de anormal ou de imoral. Apenas, meras coincidências…
Exemplo
A Câmara Municipal de Goiânia aprovou uma lei proibindo a comercialização e o uso de cerol (mistura de vidro moído com cola) utilizado para soltar pipas e que se constituí em uma arma mortífera, já tendo feito muitas vítimas, inclusive fatais, por todo o Brasil. Bem que a Câmara de Anápolis poderia tomar providência semelhante. Mas, cadê a competência?
Homenagem
A Santa Casa de Misericórdia de Anápolis vai prestar uma homenagem ao senador Marconi Perillo, (PSDB) no próximo dia 9 julho, como forma de agradecimento pelos recursos federais carreados à instituição por intermédio de seu trabalho no Congresso Nacional. Confirmada a presença de prefeitos, empresários, líderes comunitários e classistas. Após a solenidade Marconi participa de um almoço oferecido à imprensa pelo vereador e líder do PSDB na Câmara Municipal, Fernando Cunha (PSDB). Marconi e Cunha não se desgrudam. Esta semana estiveram juntos em dois eventos. Um na cidade de Goiás e, outro, em Águas
Lindas.
Candidatos
A pergunta que mais se faz em Anápolis é sobre os prováveis candidatos do PP a deputado estadual ou deputado federal. Até agora, o único nome colocado é o de Pedro Canedo (presidente da Iquego). Não se sabe se para federal, ou estadual. Mas, pelo desempenho nas eleições municipais do ano passado, há de se esperar mais do PP.
Ausência
Por compromissos assumidos anteriormente (jantar em Goiânia com o Governador Alcides Rodrigues), o Prefeito Antônio Gomide não compareceu à apresentação da Orquestra Jovem de Goiás, na noite de quarta-feira, 01, marcando, também, as comemorações dos 50 anos da Rádio Imprensa. Foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Mozart Soares Filho. Aliás, somente Mozart Soares e Francisco Rosa (Ação Social), dentre os secretários estiveram na solenidade. Os demais mandaram representantes, inclusive a secretária da Educação e o diretor de cultura.
Meirelles
Há quem duvide que Henrique Meirelles seja candidato a governador de Goiás no ano que vem. Pelo que se ouve, ele estaria interessado em cargos maiores. Vice-presidente, na chapa de Dilma Rousseff, por exemplo. Dizem que é a “chapa dos sonhos” de Lula.
Confusão
Tem-se como certo que, mais cedo, ou mais tarde, vai ser encaminhado um projeto de lei criando em Anápolis o serviço de lotação (um tipo de táxi especial) com vários pontos na cidade. O interessante é que esse assunto chegou primeiro ao conhecimento da imprensa de Goiânia. Será por quê?
Porteira
E, conforme se apurou oficiosamente, tal serviço é uma “porteira aberta” para o famigerado transporte alternativo, que não deu certo em cidade nenhuma do mundo.
Demorando
Alguma coisa está mal explicada no que se refere ao aeroporto de cargas de Anápolis. Anunciado uma porção de vezes pelo Governo do Estado, o projeto não anda. Sem o aeroporto, adeus plataforma multimodal e, adeus entreposto da Zona Franca de Manaus.
Aliens
Pelo menos dois candidatos a deputado nas eleições do ano que vem, representantes de outras regiões, já rondam Anápolis em busca de apoio. Como diz o velho ditado “onde não tem gato, os ratos fazem a festa”. Afinal, são mais de 200 mil eleitores disponíveis.
Adiamento I
Fica, praticamente, adiado o sonho de alguns suplentes de vereador em assumirem ainda na atual legislatura, por conta da aprovável aprovação da emenda que restitui o quantitativo de cadeiras na Câmara de Anápolis. Se a acontecer, só valerá para as eleições de 2012. Isto, se eles se candidatarem, e ganharem. Este é o entendimento de dez entre dez analistas políticos.
Adiamento II
É que, em virtude da interpretação dada, “não se pode mudar as regras com o jogo em andamento”. O eleitor anapolino, os partidos, a Justiça Eleitoral e toda a estrutura municipal se prepararam para eleger 15 e não 21, ou 23 vereadores.
Mudança
A chamada “grande imprensa” desconsidera a possibilidade constitucional de que o senador Marconi Perillo assuma a presidência do Senado, com o possível afasta mento de José Sarney (AP). Mesmo sendo o primeiro vice-presidente da Casa, Marconi estaria sendo fritado. Se vivo estivesse, o ex-vereador Amador Abdalla diria que ele está sofrendo um “trançapé”. Ou seja, uma “puxada de tapete”.