Carinhosamente o marido desembrulha um pacote que fora guardado com cuidado pela sua esposa, dentro encontra um lenço de seda que fora comprado anos atrás para ser usado numa ocasião especial. Aquele homem junta estes e outros objetos para levar à funerária, porque sua esposa havia acabado de morrer.
Um grave problema na nossa vida tem a ver com o engano de viver no passado, a ilusão de viver no futuro e a tragédia de desprezar a vida no presente.
O segredo para a vida é simples: Não guarde nada para uma ocasião especial, porque especial é o dia que se chama hoje. Muitas mulheres possuem finos copos de cristal e jogos de jantar para usar “mais tarde”, não tiram suas roupas novas do armário, guardando-as para depois, deixam o perfume mais gostoso para o futuro, quando na verdade precisam ver, escutar e fazer tudo, agora.
Muitos homens sobrevivem em meio a grandes lutas no mercado de trabalho, nas suas empresas, vivendo como se fossem imortais, até serem surpreendidos com um ataque cardíaco, ou por um câncer provocado pelo estresse ou raiva dos concorrentes. Ficam guardando dinheiro para sua aposentadoria, quando nem mesmo sabem se vão viver até lá.
Não podemos atrasar ou adiar nada que provoque risos e alegrias, não podemos deixar uma piada para contar depois, porque hoje pode ser o primeiro dia do resto de nossa vida. Por isto o livro sagrado afirma: “Ensina-nos a contar nossos dias, de tal maneira, que alcancemos corações sábios” (Sl 90.12). Contar aqui não tem a ver com matemática, mas com vivência. A unidade de referência de Deus é hoje. Este é o dia. “Alegremo-nos e regozijemos nele” (Sl 118.4). Afirma ainda: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”.
O dia de hoje é um presente de Deus, mas será que temos noção de que a nossa vida está passando? O dia de amanhã, quem dele sabe?
Por isto, celebre, alegre-se no hoje, que é a única coisa que você tem. Viva sua vida sem arrependimento para o amanhã. Este é o momento mais precioso de sua história, ainda que estes dias estejam sendo pesados para você.
Da polarização à união é o desafio pós-eleições
A polarização política intensificada durante o primeiro e segundo turnos das eleições de 2024 trouxe à tona uma série de...