O ano de 2020 foi diferente, todo mundo sabe, em razão da pandemia do novo coronavírus. A rotina de todas as pessoas, de alguma forma, sofreu algum tipo de alteração. Trabalhar em home office, por exemplo, era coisa para poucos. Utilizar plataformas de videoconferência era coisa para grandes empresas. E os serviço de delivery, que já existia mas não na dimensão que se tem hoje.
No começo da pandemia, tivemos momentos inesquecíveis, das pessoas tocando nas sacadas para alegrarem as famílias vizinhas. Tínhamos a imagem de pessoas deixando os hospitais em clima de festa, após derrotarem a doença. Nos espiritualizamos um pouco mais; nos aproximamos mais da família com o tempo a mais passado juntos nos dias de isolamento.
Tudo na vida serve de reflexão e ensinamento e, certamente, a pandemia trouxe muito isso para junto de nós. E não podemos deixar tudo isso se perder por conta meramente de visões político-ideológicas. O que aconteceu, infelizmente, ninguém queria. Mas, aconteceu!
Então, que possamos, no ano de 2021, analisar o que passamos e aprendemos, para fazer um ano melhor. Olhar para nós mesmos e ver aquilo que podemos mudar de forma positiva; olhar para o próximo, que às vezes teve uma travessia muito mais difícil.
Cada ano que chega ao fim dando lugar a outro, é um ciclo. Há uns melhores e outros piores. De cada um podemos tirar alguma coisa boa. Só depende da nossa maneira de enxergar, que é diferente de apenas ver.