Neste mês de abril, a Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito (DICT), ligada à 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil, prendeu em flagrante 35 motoristas dirigindo embriagados em Anápolis.
Além disso, outros 145 foram abordados dirigindo alcoolizados, dentro da tolerância criminal, sujeitos às penalidades administrativas de multa e suspensão do direito de dirigir.
Em 2025, ainda conforme o balanço da especializada, Anápolis já registra 25 mortes no trânsito e mais de 200 crimes de lesão.
A DICT também aponta uma peculiaridade crescente que é a materialização do crime de embriaguez pelo consumo de outras drogas que não o álcool, como maconha, cocaína, ansiolíticos e outros medicamentos psiquiátricos.
Verificada a alteração da capacidade psicomotora através dos sinais descritos objetivamente pela resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), faz-se desnecessária a aferição mecânica para a prisão.
Caso
Às 10:00 horas desta quarta-feira, 30/04, a DICT prendeu em flagrante um homem embriagado que dirigia em zigue zague nas imediações do planetário, na Av. Jamel Cecílio.
O teste de bafômetro indicou o teor de 0,58 mg/l. O preso não pagou a fiança de R$ 3.000,00 e foi recolhido na Cadeia Pública.
Este crime de trânsito, antes praticado apenas no período noturno, tem sido flagrado cada vez mais à luz do dia, potencializando o risco de provocar morte ou lesões em pedestres e outros usuários da via.
Leia também: Jornal Contexto: Um tributo à história viva de Anápolis