
No Brasil, com seus inúmeros planos econômicos, manobras financeiras e ajustes complexos em busca de conformidade legal, os governos transformam bens de consumo em investimentos, e os investimentos se valorizam de forma alarmante em pouco tempo.
Leia também: Ford Everest no Brasil: Novidades automotivas e mudanças no ranking de vendas – Por Valeriano Sahium
Neste cenário, onde a indústria automobilística e outras aproveitam-se e se beneficiam dos aumentos de preços enquanto cortam itens que antes eram oferecidos como diferenciais, vemos absurdos como os ocorridos durante a pandemia da COVID-19, quando os valores de veículos novos foram aumentados, em alguns casos em até 92%. Seja financiado, por consórcio ou à vista, não ficamos sem nosso querido veículo.
Acompanhe abaixo algumas dicas que podem fazer toda a diferença na sua jornada rumo ao carro dos seus sonhos.
1 – NADA DE DESESPERO
Muitas pessoas, ao conseguirem recursos para adquirir um veículo, buscam de forma tão intensa que se expõem ao vendedor. Nesse momento, você deixa de lado cuidados importantes e passa a olhar com o coração, e não mais com a razão.
2 – PESQUISE SEMPRE
Tomo a liberdade de citar a Avenida Brasil Sul, em nossa cidade de Anápolis, como exemplo. Lá, encontramos mais de duas dezenas de lojas de veículos usados e nada menos que 15 concessionárias de veículos novos, das mais diversas marcas. Ou seja, em pouco tempo, você consegue realizar uma pesquisa extensa e ter várias opções de veículos.
3 – SUA NECESSIDADE EM PRIMEIRO LUGAR
É muito comum encontrarmos pessoas dizendo: “Não era exatamente este carro que eu queria. Ele não me atende.” Como eventualmente, a análise não é feita pela necessidade, mas sim pela beleza, economia de combustível, manutenção mais em conta, dentre outras premissas, a possibilidade de adquirir um veículo que não atenderá a necessidade é grande.
4 – TESTE O VEÍCULO
Uma das melhores oportunidades que o cliente tem para tomar uma decisão é o teste drive. Nele, você anda exatamente (ou quase) no veículo que está em sua mente. O teste drive pode ser realizado, até mesmo, no veículo usado que você está olhando. E, ao fazê-lo, não permita que a pessoa que o acompanha fique conversando ou coloque o som em uma altura que o impossibilite de ouvir ruídos que porventura o veículo tenha. Certamente os barulhos de suspensão, motor ralando, rolamentos com barulho de desgaste, freios com pastilhas e/ou lonas gastas, amortecedores batendo, serão detectados nessa fase. Sinta como é a dirigibilidade, a frenagem, os eventuais pontos cegos, a forma como você encontra sua posição de dirigir. Esse é o momento de você saber se esse veículo te atende verdadeiramente.
5 – NO CASO DE VEÍCULO USADO, FAÇA UM LAUDO CAUTELAR
Existem diversas empresas aptas a realizar e atestar um laudo cautelar. A realização deste laudo o livrará de boas confusões. Vale a pena reservar um dinheiro para investir no laudo. Mesmo quando estão te oferecendo um de uma empresa parceira. Caso haja alguma dúvida que não tenha sido sanada pelo laudo oferecido, faça o seu em outra empresa. Mais vale a certeza do que a dúvida.
Por fim, lembre-se do quanto você trabalhou, sonhou e se dedicou para poder realizar o sonho de ter seu veículo. É muito bom acordar, olhar na garagem e ver que comprou exatamente o que você queria ou necessitava. Espero ter contribuído para que sua compra seja a melhor possível, mas, se ainda surgirem dúvidas, nos procure através do @motorecia_. Quem sabe conseguimos ajudá-los.
Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais @motorecia_ . Você também pode enviar sugestões de novos assuntos a serem abordados na coluna Motor e Cia. Até mais.
Curta diariamente MotoreCia_, nas redes socias.
Até a próxima semana.
Redes sociais:
Instagram: @motorecia
TikTok: @mecpodcast
Youtube: Motorecia