A Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira, 22, uma audiência pública para debater a volta do horário de verão.
Uma pesquisa do Datafolha mostrou que 55% dos brasileiros são a favor da volta do horário de verão, extinto em 2019 por decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O estudo, realizado entre 13 e 15 de setembro, mostrou que apenas 38% são contra o retorno da medida, que visa aumentar uma hora no tempo de claridade do dia. A Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira, 22, uma audiência pública para debater a volta do horário de verão.
Os grupos com maior índice de rejeição ao horário de verão são o de aposentados (49%) e o de pessoas com ensino fundamental (44%). Já os com maior nível de aprovação são estudantes (74%) e pessoas entre 16 e 24 anos (71%). Empresários estão divididos, com 46% a favor e 46% contra.
Alguns especialistas acreditam que o horário de verão pode reduzir quase 5% o consumo de energia no final da tarde. Para a audiência desta quarta-feira, na câmara dos deputados, foram convidados o economista Claudio Frischtak, professor do Instituto de Economia da UFRJ, Nivalde de Castro, e um representante do Ministério de Minas e Energia.