VERSÃO FLIP
quarta-feira, 20 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 20 de agosto, 2025
Contexto

A cidade que esqueceu sua revolução – Por Rodolfo Valentini

de Jornal Contexto
24 de abril de 2025
em Artigo
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
Imagem: Arquivo

Imagem: Arquivo

Rodolfo Valentini é advogado, servidor público, palestrante e escritor.


Eu confesso que já me peguei pensando várias vezes sobre o que aconteceu em Anápolis. Foram tantos desdobramentos que, confesso, perdi-me no próprio pensamento.

Uma cidade pujante e decisiva nas eleições estaduais, que muito influenciou o estado, aliás, a única cidade que ajudou a construir duas capitais – Goiânia e Brasília.

A cidade que foi berço de tantas transformações políticas e sociais, a terra de Aldo Arantes, dos irmãos Santillo, baluartes da luta pela democracia.

Terra que impulsionou a arte e a cultura, revolucionando com seus festivais de teatro — teria essa cidade revolucionária se tornado conservadora?

Anápolis foi revolucionária até mesmo no movimento religioso, sendo sede da Cruzada nacional da evangelização, um marco religioso não só no estado, mas no Brasil.

Cumpre lembrar que Anápolis tem um marco que poucos comentam, mas foi aqui que aconteceu a primeira ação armada contra a ditadura, com o assalto do tiro de Guerra.

Aquele espírito revolucionário abrandou? Teríamos trocado a inquietante ideia progressista pela calma e confortável estabilidade conservadora?

Anápolis teve grandes líderes da direita — teria sido a força dessas lideranças que se sobrepôs ao viés progressista do anapolino? Ou foi a esquerda local que sucumbiu por fraqueza própria?

Os grandes líderes da esquerda em Anápolis ainda vivos, ao que me constam, mantém seus mandatos, como por exemplo, os irmãos Otoni Gomide.

O PT reelegeu seu único vereador que foi candidato a reeleição e fez mais uma cadeira para uma jovem liderança.

Quando converso com as pessoas, muitas se dizem de direita. Mas, ao falar sobre os valores que direita e esquerda defendem, costumo ouvir: “Sou de direita, mas meus valores são esses da esquerda.”

São tantas perguntas e a resposta que até agora mais me convenceu, é que os partidos perderam o poder de encantar, os eleitores perderam o interesse e compram apenas a capa do livro “candidato”.

As últimas eleições municipais trouxeram uma situação curiosa: Diversos candidatos disputando quem era mais de direita que o outro e uma esquerda com um único representante que não obteve sucesso na eleição majoritária.

Ou os partidos de esquerda e centro esquerda se reinventam ou serão engolidos pela sua incapacidade de representar os valores dos anapolinos e teremos uma cidade cada vez mais conservadora, com saudades dos tempos de outrora, quando revolucionávamos o mundo.

Cumpre lembrar que “ninguém acorda fascista. Mas tem gente que dorme acomodado o suficiente pra virar um.”

Rodolfo Valentini é advogado, servidor público, palestrante e escritor.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: aNÁPOLISartigocapadestaquegoiasPortal Contexto

Mais Artigos

Imagem: Reprodução

De onde vem o dinheiro para bancar os partidos políticos?

de Orisvaldo Pires
18 de agosto de 2025
0

Goste você ou não, sai do seu bolso o dinheiro para bancar os 29 partidos com registro no Tribunal Superior...

Pauta Aberta – Por Orisvaldo Pires

de Orisvaldo Pires
15 de agosto de 2025
0

Merecido Nesta quinta-feira, 14, o ex-deputado estadual, jornalista e radialista Romualdo Santillo foi agraciado com o título de Cidadão Anapolino....

Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

Trânsito: desafios

de Vander Lúcio Barbosa
15 de agosto de 2025
0

A crescente frota de veículos de Anápolis, conforme mostra reportagem publicada no Jornal Contexto, reafirma a importância de se colocar...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Foto: Reprodução/Journal of Surgical Case Reports

    Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Câmara aprova, com dois votos contrários, o Dia Municipal dos Legendários

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tempos difíceis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Começa o período de reprodução dos escorpiões. Veja como se proteger

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui