Antes de iniciar qualquer modalidade ou método de treinamento é indicado realizar uma avaliaçao física,normalmente se realizam teste de força e flexibilidade,mensuraçao do percentual de gordura e realiza-se um teste submáximo de Vo2 (É a capacidade máxima do corpo de um indivíduo em transportar e utilizar oxigênio durante um exercício físico incremental que reflete a aptidão física desse indivíduo).
Mas aí surge uma questão,será que este tipo de avaliação dá suporte para uma prescrição segura e eficiente para a realização de um treinamento funcional ?
Muitas vezes os testes citados acima,não servem nem para uma prescrição de treinamento no método tradicional,portanto para o treinamento funcional não é o mais indicado.Para o início de um treinamento funcional,a avaliaçao a ser realizada previamente deve ser a avaliaçao funcional.
Existem protocolos de avaliaçao que possuem enfoque em padrões de movimentos funcionais.Os testes geralmente são :
*Deep Squat ou Agachamento profundo
*Hardle Step ou passo sobre barreira
*In line lunge ou avanço em linha
*Shouder mobility ou mobilidade de ombro
*Activity Straigt Leg Raise ou elevação ativa da perna extendida
*Trunk stability push up ou flexão de cotovelos com estabilidade do tronco
*Rotary stability ou estabilidade rotacional
Através desta avaliaçao podem se detectar pontos onde a musculatura está enfraquecida,desequilíbrios musculares e desvios posturais,esses aspectos são muito importantes para uma prescrição segura de treinamento,pois muitas lesões podem surgir diretamente relacionadas a um desses fatores ou à soma deles.
Portanto,ao iniciar uma nova modalidade ou método treinamento tenha em mente a especificidade de cada modalidade e quais avaliações precisam ser realizadas para uma prática mais adequada e segura.
Anápolis zera fila de espera para cirurgias oncológicas dermatológicas
A Prefeitura de Anápolis eliminou a fila de espera para cirurgias de dermatologia oncológica no município. De acordo com a...