VERSÃO FLIP
segunda-feira, 3 de novembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
segunda-feira, 3 de novembro, 2025
Contexto

A memória daqueles que fizeram histórica não pode ser esquecida – Por Orisvaldo Pires

de Orisvaldo Pires
18 de julho de 2025
em Artigo, Opnião
Reading Time: 2 mins read
0 0
A A
0
Crédito Foto: Arquivo

Crédito Foto: Arquivo

É com tristeza que constatamos o esquecimento a homenagens merecidas feitas a personalidades que, ao longo dos tempos, colaboraram com o progresso de Anápolis. Muitas dessas pessoas, já falecidas, deram nome a logradouros públicos como hospitais, ruas, praças, creches, parques, entre outros.

A título de informação, a praça conhecida como ‘do Ancião’, na verdade é denominada Deputado Abílio Wolney. O sistema de tráfego localizado na intercessão das BRs 153 e 060 não é o Trevo da Havan, mas, sim, Viaduto Miguel Moreira Braga.

O médico e ex-vereador Mozart Soares Filho, em depoimento dado à Rádio Manchester nesta quinta-feira, 17, recordou alguns nomes que, em certo momento, foram ignorados em homenagens. Entre eles o médico James Fanstone, que dava nome ao Cais Progresso, desativado no início da década de 2010. O hospital foi desativado e a homenagem esquecida. Também se recordou do médico Cláudio Paiva.

Em algumas menções e publicações, o nome de Henrique Santillo é esquecido quando se faz referência ao Hospital Estadual de Anápolis (ex-Huana e agora Heana). Uma honra dada que não pode ser esquecida, por motivo algum, muito menos por meros caprichos políticos.

Mais recente, foi desativado o histórico e estimado Hospital Municipal Jamel Cecílio, para dar lugar à UPA da Mulher. O hospital municipal foi construído no local onde funcionava o Cais Progresso e foi denominado Alfredo Abrahão.

Mais recentemente, outra situação parecida. Desta vez com o Centro Dia do Idoso Vilma Rodrigues, que funcionava na Vila Esperança, e foi desativado para dar lugar a leitos de apoio para desafogar a UPA Alair Mafra. O CDI foi a realização de um projeto e de um sonho de Vilma Rodrigues, em abrigar e assistir idosos os quais durante toda a sua vida dedicou atenção. Vilma morreu em 14 de março de 2018.

A Lei Federal nº 6.454/1977 proíbe a atribuição de nomes de pessoas vivas a bens públicos, visando evitar a promoção pessoal. A competência para a denominação de logradouros é geralmente compartilhada entre os poderes Executivo e Legislativo. Sua maior relevância está em reconhecer e homenagear pessoas que deram a vida pela cidade, em suas áreas de atuação. Não há artigos ou parágrafos que sugiram aplicar o esquecimento.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: anápoliscapadestaquegoiásopniãoOrisvaldo PiresPortal Contexto

Mais Artigos

Pauta Aberta – Por Orisvaldo Pires

de Orisvaldo Pires
31 de outubro de 2025
0

Eterno Uma porta se abre para o ex-vereador e ex-deputado estadual José de Lima. O Democrata 35, que sucede o...

Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

Fim da zona rural

de Vander Lúcio Barbosa
29 de outubro de 2025
0

A proposta de redefinir o espaço territorial de Anápolis volta ao debate com a revisão do Plano Diretor. Em pauta...

Imagem: Getty Images

Tédio – Por Samuel Vieira

de Samuel Vieira
29 de outubro de 2025
0

Já percebeu sua mente vagando sem direção, desconectada das tarefas ou do ambiente? Ou mesmo desinteressada do que está acontecendo...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Juíza Edna Maria assume cargo de desembargadora no TJGO. Imagem: Divulgação

    TJGO escolhe nova desembargadora, de Anápolis, para vaga deixada por Carlos França

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Caiado escolhe advogado de Anápolis para o Tribunal de Justiça de Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Márcio Corrêa faz nova mudança no primeiro escalão do Governo Municipal

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Professor agride aluno após surto em escola militarizada de Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Cura da calvície? Soro promete estimular crescimento capilar em 20 dias

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui