Além disso, outras medidas foram anunciadas pelo prefeito Roberto Naves, durante coletiva à imprensa
Na última terça-feira, 15, o prefeito Roberto Naves convocou a imprensa no Gabinete Municipal, com o objetivo de repassar informações e orientações acerca de novas medidas no enfrentamento à pandemia da Covid-19 em Anápolis. Uma das anunciadas, na oportunidade, foi a flexibilização do uso da máscara facial, cujo uso em locais passa a ser opcional a partir da próxima segunda-feira, 21.
A Secretaria Municipal da Saúde, inclusive, já publicou no Diário Oficial do Município, uma norma técnica com as medidas que foram anunciadas pelo prefeito no encontro com a imprensa. (Veja no box o texto da referida nota).
Conforme o chefe do Executivo anapolino, a decisão reflete o que já vem ocorrendo em outras localidade do país, assim como na Europa, nos Estados Unidos e EM outros países. A medida foi tomada, segundo ele, após análise técnica da Pasta de Saúde.
Ainda, na coletiva, o prefeito Roberto Naves adiantou que, em relação aos eventos religiosos que são realizados na cidade durante o período de carnaval, não será editada nenhuma medida específica e o que continua valendo é o decreto em vigor e o cenário de panorama leve.
Portanto, os eventos poderão se realizar, seguindo as normas sanitárias vigentes.
Para Roberto Naves, seria um contrassenso fazer exigências mais restritivas para esses eventos, enquanto bares e restaurantes estão funcionando com plena capacidade.
Realidade semelhante ele comparou com o uso da máscara, já que muitas pessoas já deixaram de fazer o uso quando vão aos parques, praças, pistas de caminhadas.
Porém, observou que por questão de bom senso, as pessoas que têm alguma comorbidade e estejam nestes locais e, mesmo, aquelas que por razões próprias quiserem continuar usando a máscara para se protegerem, não haverá nenhum problema. Ou seja, elas poderão continuar usando e se protegendo.
Projeto de lei quer declarar música sertaneja patrimônio imaterial
Além do que, a medida considera que apesar de a variante ômicron do coronavírus ter um elevado nível de contágio, a vacinação em massa da população tem repercutido de forma positiva no sistema de saúde, junto com uma série de medidas que foram adotadas no começo do ano, para se evitar, por exemplo, a elevada demanda na UPA da Vila Esperança.
Testagem e vacina
Durante a entrevista, Roberto Naves informou que a Prefeitura, via secretaria de Saúde, estará realizando uma ampla checagem entre aquelas pessoas que não completaram o ciclo vacinal.
Segundo ele, os estudos científicos demonstram que as pessoas vacinadas têm uma resposta imunológica bem superior aos não vacinados.
Dessa forma, disse ele, Anápolis está conseguindo atravessar “o tsunami da variante ômicron”. O prefeito pontuou que essa variante, embora menos letal, tem um nível maior de contaminação. E, em razão disso, houve uma sobrecarga no sistema de saúde local no começo do ano.
O “inquérito” que a Prefeitura irá realizar, objetivando saber quantas e o motivo de algumas pessoas não completarem o ciclo vacinal, será feito com ajuda do cadastro que o Município já dispõe. A secretaria municipal de Saúde terá uma equipe que vai fazer contato via telefone com esse público-alvo do levantamento.
E, obviamente, essas pessoas serão chamadas para que se vacinem.
Roberto Naves disse que aguarda que a pandemia seja rebaixada à condição de uma endemia. Mas, de qualquer forma, ele observa que a população terá de conviver com o vírus, porque o mesmo não deixará de existir, como os vírus gripais.
Assim, a vacinação da Covid-19 deverá, também, ser uma rotina na vida das pessoas.
Testagem e estrutura da saúde
Além da pesquisa, outras medidas também foram anunciadas pelo chefe do Executivo, já a partir do dia 20 próximo.
A testagem em massa, que hoje está concentrada em um único local, no Ginásio Internacional “Newton de Faria”, será feita nas unidades de referência do Parque Iracema, Bairro de Lourdes, Vila União e Vila São José.
Ainda, a partir da semana que vem, as unidades do Arco Íris, São Carlos e Vila Norte, que vinham funcionando como unidades de referência, voltam a fazer os atendimentos da atenção básica.
Leblon: 65 leitos
Uma outra novidade é que a unidade do Bairro Leblon será ampliada e ganhará 65 leitos de internação.
Segundo o prefeito, esses leitos serão de suporte para a rede e vão permitir, por exemplo, que os leitos no Hospital Alfredo Abrahão sejam ocupados por pacientes que passaram ou vão passar por cirurgias. E vai também evitar sobrecarga na UPA da VIla Esperança.
A previsão, disse Roberto Naves, é que esses novos leitos da unidade do Leblon sejam entregues ainda este ano, uma vez que não é uma obra muito complexa.
NOTA TÉCNICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- Art. 1°. As Unidades de Saúde: São Carlos, Vila Norte e Arco Íris, destinada a atender síndromes gripais, retomarão suas atividades específicas de atenção primária a partir de 21 de fevereiro de 2022.
- Art. 2°. A Central de Testagem COVID-19 do Ginásio Internacional terá sua atividade suspensa no dia 20 de fevereiro e redirecionada às unidades descritas no art.3;
- Art. 3°. Os atendimentos e testes específicos relacionados à COVID-19 permanecem sendo realizados nas unidades: Bairro de Lourdes, Vila União, São José e Parque Iracema.
- Art. 4º. Estabelece-se o uso opcional de máscara de proteção facial, nos seguintes ambientes considerados abertos: vias públicas (ruas e calçadas), praças, parques, arenas para atividades esportivas.
- Art. 5°. Fica mantida a obrigatoriedade da utilização de máscara de proteção facial, conforme orientações da Secretaria municipal de saúde, em todos os espaços públicos e privados fechados, transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais, sem prejuízo das recomendações de isolamento social.