VERSÃO FLIP
quinta-feira, 4 de dezembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 4 de dezembro, 2025
Contexto

A revolução na Saúde provocada por Marisa Monte

de Jornal Contexto
14 de junho de 2024
em Saúde & Bem Estar
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
1
Cardiologista Ludhmila Hajjar - (Celia Santos/VEJA)

Cardiologista Ludhmila Hajjar - (Celia Santos/VEJA)

Por Ludhmila Hajjar

Marisa Monte, uma das maiores artistas de nossa história, iniciou uma revolução na saúde ao instituir a cultura como instrumento de cura no maior hospital de cardiologia da América Latina, o InCor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Como cardiologista e intensivista, meu primeiro encontro com Marisa foi marcado por uma troca infinita de experiências e relatos de pessoas que tiveram a música como grande aliada em situações críticas vividas em ambientes como a terapia intensiva.

Marisa idealizou como a arte poderia agir diretamente para reduzir o sofrimento das pessoas. Com o apoio de doadores, da instituição e de um forte grupo de voluntários, ela construiu um espaço de cultura e vivência artística no InCor, mudando a realidade de pacientes com doenças cardíacas ou pulmonares graves.

Esse ambiente lúdico proporciona alívio emocional e reduz o sofrimento de crianças e adultos que, muitas vezes, ficam internados por meses. O InCor é um hospital de 500 leitos de alta complexidade, onde não é infrequente a cena de uma criança ou adulto que permanece sem ver a luz do sol ou sentir o frescor do vento até que haja um desfecho de sua situação clínica.

O Espaço Imaginário Marisa Monte, situado no 5º andar do hospital, reproduz elementos da série de pinturas “Portas” da artista plástica carioca Marcela Cantuária, que assina o projeto visual do álbum Portas (2022) de Marisa Monte.

O ambiente possui uma biblioteca física e virtual com 3 mil títulos para adultos e crianças, além de tablets, computadores, instrumentos musicais e música ambiente. Em 10 meses de funcionamento, o Espaço Imaginário se tornou um refúgio acalentador para pacientes que tanto precisam.

A leitura, as aulas de música, os ensaios artísticos, as aulas de crochê e tricô, e as oficinas passaram a ser o alívio para aqueles que enfrentam desafios de saúde. Seja em momentos de dor ou em busca de paz interior, o espaço continua a ser um local onde a música e a emoção se encontram, promovendo a cura e a conexão humana.

Tornou-se um ambiente terapêutico, onde a dor pode ser expressada e a esperança renovada. Crianças de todas as idades, pacientes adultos e seus acompanhantes estão diariamente envolvidos em atividades culturais no espaço, ouvindo música que traz força, resiliência e esperança, essenciais para o bem-estar emocional dos pacientes.

Marisa também é embaixadora do programa USP Diversa, que tem como objetivo financiar bolsas de permanência estudantil para os alunos universitários por meio da doação de recursos de pessoas físicas e jurídicas. Suas palavras ressoam: “A inclusão é algo que, uma vez que acontece, ninguém tira de você. Reflete na sua vida inteira, não envelhece, só melhora, só cresce e vai influenciar gerações depois de você, inspirando as pessoas a acreditar que são capazes de viver essa experiência de ter acesso à educação de qualidade e a uma vida melhor”.

No próximo dia 24 de junho, um fato histórico marcará nossas vidas: a cerimônia para a outorga do título de Doutora “Honoris Causa” da USP para a artista Marisa Monte. Dentre 123 títulos concedidos, Marisa é a terceira mulher laureada. Este reconhecimento não apenas celebra sua extraordinária carreira, mas também destaca sua contribuição significativa para a cultura brasileira e mundial. A artista é conhecida por seu engajamento em projetos sociais e culturais.

Ela apoia iniciativas que promovem a educação musical e o acesso à cultura para comunidades carentes, mostrando que sua influência vai além dos palcos e gravações. Este reconhecimento serve como inspiração para todos os brasileiros, mostrando que a dedicação à arte e à educação aliada à ciência pode transformar vidas e comunidades.

Ludhmila Abrahão Hajjar é uma médica cardiologista brasileira e professora associada de cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), tendo publicado diversos artigos durante a pandemia. É graduada em medicina pela Universidade de Brasília (UNB) e doutora pela Faculdade de Medicina da USP. Especializou-se em terapia intensiva e medicina de emergência, sendo diretora no Instituto do Coração (InCor), o mais reconhecido serviço de cardiologia da América Latina.

Rótulos: América LatinacapaConfortoIncorLudhmila HajjarMarisa MontePortal Contexto

Mais Artigos

Tramontina ForAll. Imagem: Divulgação/Tramontina

Tramontina lança talheres assistivos que promovem autonomia e inclusão

de Jornal Contexto
18 de outubro de 2025
0

A Tramontina lançou a linha ForAll, uma coleção de talheres assistivos criada para pessoas com doenças como Mal de Parkinson,...

Violência aumenta risco de internação psiquiátrica entre jovens

de Vander Lúcio Barbosa
27 de novembro de 2024
0

Estudo da Fiocruz Bahia e Universidade de Harvard revela relação entre violência e internação psiquiátrica entre jovens de baixa renda....

Imagem: Canva.

Odor corporal desagradável? Descubra os alimentos que podem estar contribuindo

de Anna Rhaissa
31 de agosto de 2024
0

Se você já tentou todos os desodorantes e sabonetes disponíveis para controlar o odor corporal sem sucesso, talvez a solução...

Carregar Mais

Comentários 1

  1. JOAO BATISTA DO NASCIMENTO says:
    1 ano atrás

    Duas musas fazendo diferença na vida das pessoas. Parabéns!!!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Reprodução

    Caravana da Coca-Cola ilumina Anápolis nesta quarta (03); confira o trajeto

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tribunal de Justiça promove leilão com mais de 400 veículos, vários de luxo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Medo de Polícia – Por Moacir Melo                                         

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anápolis reage com firmeza a casos de racismo e injúria racial

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Ninguém lidera e nem constrói sozinho

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui