Leia também: Automobilismo: Quem é quem no mundo das máquinas
Apesar de todos os esforços feitos pelas montadoras mais tradicionais, como a Toyota com seus veículos híbridos, Prius, Corolla e Corolla Cross, a Nissan com seu bom Leaf, a Chevrolet com o comportado Bolt, a Renault com o pequeno Kwid E-Tech e a Chery com sua linha Tiggo Hybrid Plug-in, Arrizo 6 Pro Hybrid e o minimalista I-Car – este último completamente elétrico, entre inúmeras outras existentes no mercado, foi só após a chegada da Great Wall Motors (GWM) e da Build Your Dream (BYD) que o mercado entrou em ebulição.
Não estamos falando apenas da quantidade de tecnologia embarcada em cada veículo, mas também do design, do incrível torque de seus motores elétricos e, principalmente, da guerra de preços que essas duas marcas trouxeram. O destaque nesse quesito fica por conta da proposta clara da BYD em trazer veículos com valores que tornem os elétricos e eletrificados uma grande opção para os que desejam veículos chamados city cars, ou carros urbanos.
O que mais interessa para nossa região é o fato de termos na cidade de Anápolis uma montadora de veículos que está com ambiciosos planos. A CAOA (que aqui monta veículos da marca Chery e Hyundai) anunciou um investimento de R$ 3 bilhões nos próximos 5 anos para fabricar aqui toda a linha Tiggo Pro Hybrid Plug-in, composta pelos Tiggo 5, Tiggo 7 e Tiggo 8, este último aliás já foi flagrado rodando pelas nossas ruas com algumas atualizações no visual e que deverá ser o primeiro eletrificado da marca fabricado no Brasil.
Esse volumoso investimento trará mais empregos e, certamente, novas fabricantes de peças, acessórios e afins. A rota dos elétricos e eletrificados na cidade de Anápolis-GO é tão verdadeira que as duas montadoras mais badaladas do momento, a BYD e a GWM, acabam de abrir suas concessionárias na cidade. São belíssimas e futuristas instalações que abrigam não somente o showroom, mas também a parte de assistência técnica e peças. Em recente visita realizada pelo canal @motorecia_ pudemos conferir todas as instalações e a gama completa dos veículos que ambas as marcas pretendem comercializar na região.
A discussão sobre a viabilidade em comprar um veículo elétrico ainda durará um bom tempo, assim como durou a discussão sobre os veículos híbridos. São veículos com uma tecnologia nova e que certamente em um país continental como o nosso ainda levará um tempo para se encaixar dentro do seu filão comercial. Mas certamente o veículo elétrico já é uma realidade e sua compra deve ser considerada. Inúmeros são os relatos de pessoas que adquiriram seu elétrico e também um eletrificado plug-in, que dizem ter feito um bom negócio.
Muita coisa tende a mudar nos próximos cinco anos, incluindo novas tecnologias para as baterias, novos pontos de abastecimento, menor tempo para carregamento e, por fim, o destino final de todo esse lixo que resultará do uso desses veículos.
Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais @motorecia_ . Você também pode enviar sugestões de novos assuntos a serem abordados na coluna Motor e Cia. Até mais.
Curta diariamente MotoreCia_, nas redes socias.
Até a próxima semana.
Redes sociais:
Instagram: @motorecia
TikTok: @mecpodcast
Youtube: Motorecia