A Prefeitura de Anápolis realizou ações no Aterro Sanitário, com o objetivo de melhorar o funcionamento, devolvendo ao local uma situação de destaque no Estado de Goiás, enquanto, hoje, se discute o fim dos “lixões”.
A primeira grande mudança foi a implantação do recobrimento diário dos resíduos, algo que seria uma ação básica, mas que não vinha sendo feito, colocando o solo e as nascentes em risco.
Outra medida adotada foi a revisão e requalificação de todo sistema de drenagem do chorume e de metano, a fim de se evitar contaminação e vazamentos.
Além disso, foi revitalizado o cinturão verde no entorno do Aterro Sanitário. O controle de acesso também passou por melhoria.
E, ainda, está sendo realizado o monitoramento constante da qualidade do solo e do ar.
Foi implantada uma Estação de Tratamento de Efluentes, garantindo que o chorume (o líquido que escorre do lixo), que antes era apenas recirculado, agora tenha o tratamento correto.
“Hoje, nosso aterro é exemplo de manejo seguro”, destaca o prefeito Márcio Corrêa.
“O que era problema virou referência, com destaque na imprensa. Com isso, podemos mostrar que é possível fazer diferente e respeitar o meio ambiente”, completa.
Leia também: Estados Unidos não é o nº1 na balança comercial de Anápolis