Com apenas 12 anos de idade, o estudante Paulo Roberto, que cursa o sétimo ano no Colégio São Francisco, faz sucesso no YouTube por ensinar receitas diversas. O talento para a culinária ele herdou do pai, Marco Antônio, que ficou desempregado e passava mais tempo com o filho em casa, enquanto a mãe, Ana Maria, estava fora trabalhando para garantir o sustento da família.
O pai de Paulo Roberto faleceu há dois anos, uma semana antes de seu irmão mais velho se casar. Foi uma grande mudança em curto espaço de tempo e o adolescente começou a ter problemas, inclusive, resultando em mudanças de escola e a necessidade de buscar o acompanhamento especializado de um psicólogo, que deu a ele a dica fundamental: fazer o que gosta.
E, foi assim que Paulo Roberto começou a caminhada de superação: na cozinha, fazendo as receitas que o pai lhe ensinara quando ainda estava vivo. “Sentia a presença dele”, narra o adolescente, que teve o imediato apoio da mãe. Um dia, ela resolveu compartilhar o talento do filho e postou a apresentação de uma de suas receitas no YouTube. Foi um sucesso, pela qualidade dos pratos apresentados e pela desenvoltura do garoto.
Paulo Roberto já foi entrevistado por canais de televisão, portais de internet, emissoras de rádio. Com mais de 1,7 mil inscritos em seu canal, ele é visto e comentado por pessoas de Anápolis, de Goiás, do Brasil e de outros países, todo domingo, através de uma nova apresentação de suas receitas. Um detalhe: algumas apresentações ele as faz com o seu inglês fluente.
O seu trabalho como youtuber começou há pouco tempo, em novembro do ano passado, mas já tem reconhecimento não só dos veículos de comunicação, como também, de empresas. Isso ajudou a reduzir, um pouco, a despesa da mãe com a compra das matérias primas para as produções culinárias. Inicialmente, um supermercado da Cidade começou a fornecer um vale-compras. Uma empresa do DAIA forneceu a Doma, como se chama a roupa de chef. Outras empresas no ramo de alimentação, também, passaram a fornecer itens, utilizados e divulgados por Paulo Roberto.
“É uma troca, pois associamos os produtos ao trabalho que o Paulo realiza, que é um trabalho bonito, com história”, diz a mãe Ana Maria, que está sempre junto ao filho ajudando nesta parte. Agora, ela tenta realizar parcerias com empresas de arroz e derivados de leite, que são produtos muito utilizados na rotina do Chef.
Outras paixões
Paulo Roberto dedica parte de seu tempo aos estudos e, parte, para aprender novas receitas, através da Fundação para o Desenvolvimento Social, que oferece cursos gratuitos com gastrônomos formados. “Isso me ajuda a fazer coisas novas”, conta, acrescentando que, além da cozinha, tem outras paixões, dentre elas, os animais (ele tem um cachorro e um gato), o vôlei e a montagem de quebra-cabeças.
Hoje, Paulo Roberto ainda recebe assistência psicológica para superar os problemas com a perda do pai. Mas, basta olhar no seu semblante que não há tristeza. Ao contrário, o sorriso é fácil, ainda mais, quando ele fala de cozinha. No seu canal do YouTube ele, até, criou um bordão muito sugestivo: “Sou Paulo Roberto, tudo que eu cozinho dá certo!”
Eventos
Recentemente, Paulo Roberto realizou um coffe-break com profissionais, empresários e empresas parceiras do seu trabalho na internet. Participaram: Fundação para o Desenvolvimento Social; Copa Limpa; Deluxe Locações; Opexfood; Fruttato Gelato; União Vôlei; Grupo Kelldrin; Unissau; Ud Tech Plásticos; Fábrica das Festas; Nutricionista Raphaella Alessandra; Psicoterapeuta Viviane Cozac; empresário Jakson Bonfim, Pimenta Mendes e Empório do Minerim.
Neste sábado, 19, Paulo Roberto participa da festa “O bem é nosso”, que será realizada em prol de crianças carentes de Anápolis, com buffet oferecido pela loja Mundo Natural. O evento será na Academia de Artes Marciais Feitosa Brothers, na Rua Alberico Borges de Carvalho, no Centro, a partir das 17 horas.
SERVIÇO
YouTube: masterchefpauloroberto
Instagram: @masterchefpaulo