O advogado anapolino Augusto César Rocha Ventura é um dos seis nomes que integram a lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) para a vaga de desembargador no tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), através do sistema do Quinto Constitucional.
A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (13/8), pelo também advogado Arinilson Gonçalves Mariano.
Segundo ele, a escolha dos seis nomes, dentre os 19 que se habilitaram ao processop, ocorreu na noite de ontem (12) e foi realizada por meio eletrônico, “de forma clara a transparente”.
Ao todo, foram 65 votantes. Os candidatos escolhidos pelos representantes da advocacia goiana são: Breno Pires Borges (62 votos); Augusto César Rocha Ventura (56 votos); Ana Carollina Ribeiro Barbosa Alencar (55 votos); Luciano Mtanios Hanna (45 votos); Ludimilla Borges Pires Adorno (42 votos); e Ricardo Baiocchi Carneiro (41 votos).
Próximos passos
De acordo com Arinilson Mariano, a lesta com os seis nomes escolhidos será encaminhada ao TJGO, que vai formar uma listra tríplice, ou seja, com três nomes.
Esses três nomes a serem definidos pelo TJGO será por sua vez encaminhada ao governador Ronaldo Caiado, que fará a escolha e a nomeação do futuro desembargador.
O advogado ressalta que a vaga do Quinto Constitucional é importante para dar maior pluralidade à representação do Tribunal de Justiça. Com a presença de um profissional conhecedor da justiça fora do ambiente da magistratura.
Perfil do advogado anapolino Augusto Ventura

Augusto César Rocha Ventura, formado em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis (UniEvangélica), no ano de 1991. Recebeu a carteira da OAB em 1993, sob o número de inscrição 12.539.
Titulações acadêmicas: Doutorando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Pós-graduado em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pelo Centro Universitário Presbiteriano Mackenzie.
Proficiente Investigador em Direito Público (Financeiro e Tributário) pela Universidade de Extremadura, Espanha. Pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Goiano de Direito Tributário (IGDT) e Centro Universitário Católica de Goiás. Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Associação de Procuradores Criminais de Goiás (APC/GO).
Publicações científicas:
Tributação de Exportações nas Operações com Trading’s Companies em Contratos de Entrega Futura com Pagamento Antecipado, Revista de Estudos Tributários, V. 10, ps. 55-75, ISBN 1519-1850.
Educação e Educação Jurídica em Roberto Mangabeira Unger, Revista Jurídica UniEvangélica, V. I, ps. 85-92, DOI 10.1234/56789, ISSN 2236-5788.
Direito do Consumidor. Microssistema. Evolução. Revista Jurídica UniEvangélica, V. Jan-Jul/2015, ps. 30-43, DOI 10.29248, ISSN 2236-5788.
Cargos exercidos no sistema OAB: Membro da Comissão de Ética e Disciplina da OAB na subseção de Anápolis.
Perfil na rede social Instagram: @augusto_cr_ventura
Com informações da OAB-Goiás
Leia também: Novo Refis (Fique em Dia) chega à Câmara com pedido de “urgência”