A direção da Associação Educativa Evangélica, em reunião com o Presidente da Câmara Municipal, Leandro Ribeiro e vários vereadores, anunciou que a instituição está pleiteando transformar o Centro Universitário UniEVANGÉLICA em universidade.
A notícia foi comunicada pelo reitor da instituição, Carlos Hassel Mendes, durante reunião nesta segunda-feira, 08/04. Segundo ele, no dia 29 de março último, a AEE protocolou o pedido junto ao Ministério de Educação e Cultura, em Brasília. O Centro Universitário deve passar por avaliações do MEC, que decidirá sobre o pedido.
Ainda na reunião, foi informado que a Fundação Universitária Evangélica (Fuvev), ligada à AEE, pretende participar do edital que o Governo do Estado deve lançar para credenciar a Organização Social (OS) que ficará responsável pela gestão do Hospital de Urgências de Anápolis, o HuAna “Dr. Henrique Santillo”. O contrato que havia com a Fundação de Assistência Social de Anápolis (Fasa), gestora também da Santa Casa de Misericórdia, expirou e não deve ser renovado e, por isso, o Governo deverá fazer um novo chamamento. A secretaria estadual da Saúde ainda não informou quando o edital será lançado.
O presidente da Funev, Cecílio Alves de Moraes, destacou que até então não havia interesse pela gestão da HuAna, porque a Fasa é uma parceira da AEE. Com a saída, no entanto, “resolvemos entrar [na disputa do edital] porque entendemos que temos condições de gerir bem esta unidade e poderemos apoiar o povo de Anápolis e da região, que merece um tratamento adequado”, assinalou.
O presidente da Funev adiantou que todos os preparativos estão sendo feitos para que a instituição possa participar e ganhar a concorrência pública a ser realizada pelo Governo do Estado.
O reitor da AEE, Carlos Hassel Mendes, observa que o pleito da Funev é uma postulação legítima e que será de grande importância caso “venhamos fazer a gestão do hospital, que é um hospital público, de grande porte e de grande influência na saúde pública de Anápolis e do Estado”, disse, acrescentando: “é um desafio enorme, mas tenho certeza de que a Funev está preparada para isso, com o seu corpo diretivo e, enfim, com todos nós que estaremos envolvidos nesse processo”.
O Presidente da Câmara Municipal, Leandro Ribeiro, logo após a reunião, conduziu mais uma sessão ordinária da Casa e, na oportunidade, fez questão de elogiar a direção da AEE e da Funev, tanto pelo pleito da transformação da UniEVANGÉLICA em universidade, quanto pela decisão em participar do edital de gestão do HuAna.