VERSÃO FLIP
quinta-feira, 20 de novembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 20 de novembro, 2025
Contexto

Agosto escaldante! O mês terá temperaturas mais altas e baixa umidade

de Anna Rhaissa
2 de agosto de 2024
em Clima & Tempo
Reading Time: 2 mins read
0 0
A A
0
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Agosto será de elevação de temperaturas e baixa umidade, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. O mês consolida a virada do tempo no centro-sul, que experimentou temperaturas mais amenas até então, e agora se prepara para a temporada de calor e secura.

As regiões Centro-Oeste e Norte devem ter temperaturas ligeiramente superiores à média do período, conforme o Climatempo. Devem impulsionar isso a atuação de massas de ar quente, sobretudo a partir da segunda quinzena de agosto. Situação semelhante deve ocorrer também nas regiões Sudeste e Nordeste.

Já a região Sul e o litoral do Sudeste devem ter temperaturas dentro da média histórica ou um pouco inferiores. O motivo é a atuação de frentes frias, que terão mais facilidade para ingressar no território nacional.

Quanto às chuvas, o Climatempo prevê que nas regiões Centro-Oeste e Norte elas ficarão dentro da normalidade em decorrência das massas de ar seco. Na região Sudeste, os volumes esperados no mês de agosto são menores e devem ficar dentro da média histórica.

No caso da região Sul, a faixa leste do Rio Grande do Sul e os estados de Santa Catarina e Paraná terão mais chuvas que as demais regiões do Brasil. Elas serão impulsionadas pela passagem de frentes frias que passam a ter maior facilidade de entrada no país com o fim do inverno e a aproximação da primavera.

O litoral do Nordeste deve apresentar volumes de chuvas maiores do que a média histórica. A circulação de ar vinda do mar e temperaturas elevadas no Oceano Atlântico vão contribuir para mais precipitações. O comportamento deve se manifestar principalmente nos estados do Sergipe e Rio Grande do Norte.

La Niña

As temperaturas no centro do país poderiam estar mais amenas e as previsões de chuvas mais otimistas para a região Sul e as porções mais ao norte do Brasil caso o fenômeno La Niña estivesse atuando.

No entanto, como o Metrópoles mostrou, é esperado que o La Niña atue apenas no trimestre setembro, outubro e novembro. O La Niña é caracterizado pelo resfriamento, em ao menos 0,5°C, das águas do Oceano Pacífico Equatorial.

Rótulos: AgostoBaixa umidadeCalorcapaclimaPortal Contexto

Mais Artigos

A combinação entre o calor persistente e a frente fria aumenta a probabilidade de tempestades.

Frente fria traz alívio e desafios em Goiás

de Vander Lúcio Barbosa
8 de outubro de 2025
0

Nova frente fria chega a Goiás com chuva intensa, ventos fortes e riscos à rede elétrica. A chegada de uma...

Céu nublado antes de chuva em Goiânia, Goiás — Foto: Wildes Barbosa

Alerta de tempestade é emitido para mais de 30 cidades em Goiás. Anápolis é uma delas

de Vander Lúcio Barbosa
17 de setembro de 2025
0

Os moradores de mais de 30 municípios goianos devem estar em alerta nos próximos dias. Segundo dados da Defesa Civil...

O tempo seco contribui para a propagação rápida de queimadas, tornando o fogo mais intenso e difícil de controlar. Foto: Paulo de Tarso

Anápolis registra risco extremo de incêndios e problemas respiratórios

de Anna Rhaissa
26 de agosto de 2025
0

Após 60 dias sem chuvas, Anápolis enfrenta umidade relativa do ar abaixo de 20%, quadro classificado pelo Instituto Nacional de...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Trevo do Recanto do Sol tem intervenções para mitigar gargalos e reduzir acidentes. Foto: Paulo de Tarso.

    Os desafios do trânsito de uma cidade que não para de crescer

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Adeus ao mestre do balcão: Anápolis se despede de Pedro Dorneles, ícone da cultura de boteco na cidade

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Novo caça Gripen será enviado à Base Aérea de Anápolis. Veja vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Encontrando paz no cotidiano – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Ciclista de 77 anos sobrevive por três dias bebendo vinho após cair em um barranco

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui