Campanha e mobilização social
A campanha “Feminicídio Zero” visa mobilizar toda a sociedade no combate à violência contra as mulheres. Nesse contexto, a ministra Cida Gonçalves destacou, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, a importância de envolver diversos setores, como empresas, grupos de mulheres e clubes de futebol. Segundo ela, “o crime de feminicídio é um crime evitável. Estamos buscando parcerias para que o esporte e outros segmentos passem mensagens claras sobre a importância de prevenir a agressão e o abuso contra as mulheres.”
Leia também: Pesquisa revela que melancia pode agravar a dor em quem tem enxaqueca
Denúncia e apoio
Além disso, na quarta-feira (7), que marcou o 18º aniversário da Lei Maria da Penha, a ministra incentivou a denúncia de casos de violência. As vítimas e a população podem realizar denúncias de forma anônima pelo telefone Ligue 180, que oferece orientação e aciona a polícia. Em situações de emergência, a recomendação é ligar para o número 190. “Estamos preparadas para atender todas as mulheres do país. Precisamos da ajuda de todos, incluindo os homens, para acabar com a violência contra as mulheres”, enfatizou Cida Gonçalves.
Agosto Lilás: Um mês de enfrentamento
Ademais, neste mês, também foi lançada a campanha Agosto Lilás, com o objetivo de enfrentar a violência doméstica. A iniciativa busca aumentar a conscientização e promover a proteção das mulheres vítimas de violência.