A semana foi e promete ser movimentada. Vice-governador Geraldo Alckmin esteve em Anápolis e contou história com Cora Coralina. Direita realizará encontro na cidade. Deputado Rubens Otoni anunciou recursos de emendas para o município.
Lição de Alckmin

Durante o seu discurso no evento de anúncio de investimentos e contratações na CAOA, em Anápolis, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, que é também ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, revelou que residiu alguns meses em Goiás, na cidade de Itauçu.
Ele veio, como estudante de medicina na época, participar do Projeto Rodon. E, aproveitando a oportunidade, foi até a Cidade de Goiás, onde teve a oportunidade de conhecer e tomar um “cafezinho” com a poetisa Cora Coralina.
Ela disse a ele e aos colegas, na recepção na casa da ponte: “Todos nós estamos matriculados na escola da vida, onde o professor é o tempo e todos os dias nós estamos aprendendo”. Lição para levar para toda a vida.
Futuro da Direita

Será realizado neste sábado, 2/9, às 15 horas, no Teatro São Francisco, o I Congresso Conservador de Anápolis, que terá como tema: “O futuro da direita no Brasil”. Entre as presenças já confirmadas, os senadores Wilder Morais e Damares Alves; os deputados federais Gustavo Gayer, Bia Kicis, Parcos Pollon, Coronel Zucco; o deputado estadual Fred Rodrigues e o ex-deputado federal, Major Vitor Hugo.
Um dos organizadores é o advogado e presidente do Proarmas em Goiás, Júlio Cunha, também conhecido como Júlio Proarmas.
Comemoração
O deputado estadual Antônio Gomide (PT) celebrou o anúncio de ampliação da montadora Caoa no município de Anápolis, durante o Pequeno Expediente, na Assembleia Legislativa de Goiás. O parlamentar participou de visita à empresa, junto com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB), nesta terça-feira, 29.
“É muito bom, como parlamentar daquela cidade, que defende as políticas públicas do governo federal, poder dar boas notícias. Poder vir à tribuna e falar de geração de emprego e renda, fortalecendo a cidade”, destacou.
A montadora anunciou investimentos de R$ 3 bilhões nos próximos cinco anos e a contratação, imediata, de mais de 800 trabalhadores.
Recursos federais

O deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) anunciou a liberação de mais recursos para o município. Nesta quarta-feira (30) as emendas liberadas pelo deputado para o município, que somam R$ 3.500.000, foram indicadas para a construção do Mercado Municipal da Jaiara, a construção do Centro de Triagem de Diabéticos e para a construção da Praça na Vila Harmonia.
“Anápolis é minha cidade do coração. Continuarei colaborando com o município em tudo que precisar. Vamos trabalhar mais e mais para que Anápolis seja uma referência para nosso estado e nosso país em todas as áreas”, salientou o deputado Rubens Otoni.
Ele ainda completou: “Farei questão de acompanhar de perto a evolução dessas obras tão importantes para a cidade.
Minirreforma

O Grupo de Trabalho da Câmara Federal que vai propor a minirreforma eleitoral para as eleições municipais de 2024, abriu um canal para permitir a participação popular através do envio de sugestões de modificação das leis atuais.
Os interessados em contribuir com sugestões podem enviar e-mail com nome completo e CPF, conforme estabelece a Lei 14534/2023, para o endereço: gt.minirreformaeleitoral@camara.leg.br. Além da participação popular, serão realizadas audiências públicas e reuniões com órgãos da sociedade civil e especialistas para debater o tema.
O texto final da proposta deve ser submetido em um prazo de duas semanas, para ser incluído na pauta do plenário da Câmara e do Senado Federal, a tempo de ser aplicado já no próximo pleito. Pelo menos, é a expectativa.
Teste de urnas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu inscrições para mais uma edição do Teste Público de Segurança da Urna, que busca cidadãs e cidadãos brasileiros maiores de 18 anos interessados em investigar e aprimorar o processo eleitoral.
A iniciativa visa fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos da urna eletrônica.
Funciona assim: os candidatos pré-aprovados deverão apresentar planos de testes que atentem contra os sistemas eleitorais e contra os softwares e hardwares da urna eletrônica na busca de possíveis problemas ou fragilidades. Quem tiver a inscrição aprovada e selecionada poderá executar o teste proposto.

- O prefeito Roberto Naves pisa no acelerador do programa Anápolis Investe. A intenção é entregar o maior número de obras possível, até o dia 31 de dezembro de 2024, quando encerra o seu segundo mandato. Já foram assinadas mais de 70% das ordens de serviços. E vem mais por aí.
- “Estamos concentrando nossos esforços em criar um ambiente favorável para a criação de empregos e o crescimento econômico sustentável de Anápolis”. Palavras do deputado federal Rubens Otoni (PT), que acompanhou o vice-presidente Geraldo Alckmin, na visita à CAOA.
- “Mulheres fortes contra a violência”. Essa foi a pauta de um encontro realizado na Faculdade Fama, com a participação da vereadora Andreia Rezende (SD) e da deputada federal Silvye Alves (UB). O evento foi alusivo ao Agosto Lilás.
- BIC. Essa sigla (que não é o nome da famosa caneta) ainda vai dar o que falar. Ela refere-se ao Brasil, Indonésia e Congo, três países que possuem as três florestas tropicais que restam no mundo na atualidade e são fundamentais para o equilíbrio do clima.
- A Justiça Eleitoral, pela primeira vez, vai apoiar todos os municípios- inclusive, Anápolis- que vão realizar eleição para escolha de membros dos conselhos tutelares. A eleição ocorrerá no dia 1º de outubro próximo.
- Em Anápolis, 59 candidatos e candidatas concorrem às 15 vagas de titulares dos conselhos Norte, Sul e Leste. E eles já estão em campanha, sobretudo, através das redes sociais.