VERSÃO FLIP
quarta-feira, 20 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 20 de agosto, 2025
Contexto

Amantes do futebol varzeano lamentam pandemia e aguardam retorno dos campeonatos

de Redação
29 de julho de 2020
em Esportes
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0

Bem organizados e com o apoio da comunidade, atletas se preparam para o momento em que o fim do isolamento social permita o retorno das atividades

José Aurélio Mendes Soares

O futebol varzeano é a modalidade esportiva que mais se aproxima das comunidades. As competições realizadas nos bairros mobilizam um grande número de pessoas em eventos esportivos todos os anos. Um espaço de lazer, confraternização e saúde física. Os atletas, organizadores e torcedores sentem a falta do futebol varzeano neste período de restrições devido o novo coronavírus. Mas, por outro lado, entendem a importância de se tomar cuidados para evitar a disseminação da Covid-19.

Wanderley José Oliveira, da equipe Vorazes que disputa os campeonatos no Jardim Progresso e Industrial Munir Calixto, ressalta que as pessoas sentem saudade de praticar o futebol. “Temos fé em Deus que em breve tudo se resolverá e vamos voltar às atividades”, disse.

A falta do futebol é grande, na opinião de Miguel Dário, organizador do campeonato society da Chácara do Elizeu. “Nesse momento sentimos o quanto o futebol varzeano é importante para as comunidades nos bairros. É no futebol nos bairros que encontramos os amigos. É importante cumprir o decreto das autoridades”, alertou.

Para Cláudio Aguilar, organizador do campeonato no Setor Industrial Munir Calixto, o futebol é a única diversão que as pessoas têm na região do Industrial Munir Calixto, Cidade Industrial, Jardim do Cerrado, Residencial Daiana I e II, e Jardim Esperança Industrial. “Mas entendemos que a hora é de ficar em casa, sabemos da seriedade que é esse vírus. Quando voltar será uma alegria”, concluiu.

Planos para o futuro

Enquanto aguardam o fim do distanciamento social, atletas e organizadores fazem planos para o retorno das atividades, provavelmente em 2021. Eles cobram junto à Secretaria Municipal de Esportes a revitalização de praças esportivas, criação de competições e valorização dos desportistas, que somam mais de 13 mil no município.

Além da manutenção dos espaços físicos, eles querem a disponibilização de material esportivo para as equipes, como bolas e redes, à exemplo do que aconteceu em 2019, quando foram realizados nada menos que 25 torneios, entre eles o 1º Copão Miguel Squeff, com mais de 5,6 mil jogos e envolvimento de aproximadamente 5 mil atletas. A paixão pelo futebol varzeano assegurou público médio de 5,65 mil pessoas em cada torneio realizado.

De acordo com a prefeitura, nesse momento, 13 campos de futebol recebem obras de revitalização de gramado e alambrado, nos mais diversos setores da cidade. Um dos espaços mais tradicionais da cidade, o Campo do Barro Preto, na Vila Santa Maria de Nazaré, já foi recuperado por completo. Além do gramado e do alambrado, recebeu áreas novas de convivência, espaços comerciais, vestiários e estacionamento.

Foram inauguradas e já estão em uso pela comunidade as praças esportivas dos bairros Nova Vila e Jardim das Américas 1ª Etapa. A praça esportiva do Jardim das Américas 1ª Etapa, por exemplo, recebeu duas quadras de areia, arquibancada, academia ao ar livre, parque para crianças e estacionamento, além de iluminação de LED.

Sem previsão de retorno

Por enquanto as atividades esportivas da Secretaria de Esportes estão suspensas. “O momento é de ficar em casa. Todos protegidos desse vírus que afetou todo o mundo. Precisamos evitar aglomerações’’, afirmou o secretário municipal de Esportes, Karim Abrahão. Segundo ele, ainda não há como prever o retorno da movimentação do futebol varzeano.

A maneira mais eficaz de evitar o contágio da Covid-19 é o isolamento social. A Secretaria Municipal de Esportes frisa que se insere nessa estratégia e, para auxiliar as pessoas que gostam de praticar exercícios físicos e até mesmo os atletas que precisam manter a forma física, utiliza-se das redes sociais para orientar sobre a execução correta dessas atividades.

“Nossa equipe trouxe orientações de atividades para alunos PCDs (pessoas com deficiência), público da terceira idade, jovens, psicomotricidade com crianças, muay thai, além de yoga e cross training’’, reiterou a diretora de Esportes, Simone Pereira. Ainda de acordo com o secretário Karin, os amantes dos esportes, não só do futebol varzeano, podem contar com o preparo da pasta vara retornar com força total assim que possível, mas não descarta que isso só possa ocorrer de forma efetiva no ano de 2021.

Rótulos: destaqueesportes

Mais Artigos

Foto: Paulo de Tarso

Treinos, ajustes e grupos de pedal: conheça a assessoria gratuita de ciclismo

de Jornal Contexto
18 de agosto de 2025
0

Projeto Transformar oferece orientações técnicas, treinos e expedições para todas as idades A partir desta segunda-feira (18), moradores de Anápolis...

Anápolis Futebol Clube

Após derrota, Galo mira jogo contra o Londrina para subir na tabela da Série C

de Claudius Brito
18 de agosto de 2025
0

A derrota diante do Náutico neste domingo (17), no Estádio dos Aflitos, em Recife (PE), fez o Anápolis Futebol Clube...

Anápolis Futebol Clube

Galo terá dois jogos fora de casa e a primeira parada é em Recife-PE

de Claudius Brito
14 de agosto de 2025
0

O desafio é grande, mas o Anápolis Futebol Clube está preparado e motivado para os dois compromissos que tem fora...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Foto: Reprodução/Journal of Surgical Case Reports

    Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Câmara aprova, com dois votos contrários, o Dia Municipal dos Legendários

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tempos difíceis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Começa o período de reprodução dos escorpiões. Veja como se proteger

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui