A Anapolina apresentou seu elenco para a disputa da Divisão de Acesso 2021 em seu CT na última segunda, dia 30. Os treinamentos foram iniciados pelo grupo visando a competição, que começa no início de outubro. A estreia da Rubra acontece diante do Morrinhos, fora de casa, no próximo dia 3.
O presidente do Conselho Deliberativo, Pedro Canedo, ressaltou a preparação que vem sendo realizada pela Xata para retornar à elite do futebol goiano. De acordo com o dirigente, é a primeira vez que a Anapolina prepara uma equipe com mais de um mês de antecedência. A proximidade do término da Divisão de Acesso e o início do Goianão 2022 influenciaram na decisão, mas que só vale caso a Rubra, uma das favoritas, confirme o retorno.
“Já que o campeonato vai até o fim de novembro e a 1ª divisão começa em janeiro Então montamos uma equipe que julgamos ser competitiva, para que ao fim do campeonato, quando estiverem na ponta dos cascos, iniciaremos preparação para o ano que vem. O principal é a preparação”, Pedro Canedo.
Brasil alcança 100 medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos
Além dos treinos, a Anapolina confirmou que está preparando três amistosos para intensificar o ritmo de jogo do plantel. Os adversários ainda não foram definidos, mas o treinador Lucas Oliveira adiantou que são times disputando competições em andamento. Além do treinador, integram a comissão técnica Rodrigo Ferreira (preparador físico), Wesley Damacena (auxiliar) e Augusto César Vital (preparador de goleiros).
Finanças
Sobre os gastos do clube para a competição, Pedro Canedo informou que estão previstos por volta de R$ 500 mil investidos. No entanto, a Rubra ainda não firmou nenhum patrocinador financeiro, embora Canedo se mostre confiante que as respostas positivas virão. O programa Torcida Premiada, da Prefeitura de Anápolis, é outro incentivo que a Xata sente falta. O fomento não acontece desde o início da pandemia do coronavírus e, com o retorno do público aos estádios estando próximo, ainda não há menção por parte do governo municipal. O próprio presidente do Conselho Deliberativo vem arcando com os custos até o momento.
“Mesmo os que já estão acostumados a patrocinarem a Anapolina, estão demorando um pouco mais para responder, mas continuaremos tentando para que saudemos todas as despesas que projetamos para este ano”.
afirmou.
Uma pitada a mais de pressão
Entrando como uma das favoritas para o título e o acesso na 2ª divisão, a Anapolina entra com uma pressão maior para a competição. Será a primeira vez do time profissional em campo desde o título goiano conquistado pelo Grêmio Anápolis. A façanha da Raposa colocou a Rubra como único representante da cidade sem a conquista estadual, já que o Galo venceu em 1965.
Canedo corrobora que a conquista do rival “caçula” aumenta o peso nos ombros da Xata, mas ressaltou o trabalho realizado pelo Grêmio para alcançar o feito. No entanto, afirmou que a pretensão da Anapolina é retornar à elite para brigar pelo inédito título de sua história.
Elenco
Para a elaboração do grupo, o treinador Lucas Oliveira e os dirigentes da equipe optaram por atletas que já tinham seu histórico conhecido, ou por terem trabalhado com o comandante ou por terem enfrentado o mesmo. De acordo com o técnico, pela Divisão de Acesso ser uma competição curta, não há margem para erros.
“Procuramos trazer atletas competitivos e vencedores. Com a referência de terem trabalhado comigo ou contra, e jogadores que tinham seu histórico conhecido. Até pelo curto tempo de preparação e competição, não podíamos apostar. Tivemos liberdade para essa montagem, junto ao Pedro Canedo e ao Washington (Rabelo). Esperamos uma competição difícil, competitiva, já que as características da 2ª divisão exigem isso. Pelo o que escutamos falar, acreditamos que será um torneio difícil”, comentou Lucas.
Embalado por seus últimos trabalhos, no Jaraguá e na Jataiense, Lucas terá um xodó da torcida sob seu comando: o lateral-esquerdo Marquinhos. O defensor foi um dos destaques na campanha da Anapolina que culminou com eliminação nas semifinais em 2018. Para o atleta, o convite de retornar para a Rubra foi uma honraria e espera poder contribuir com o clube, destacando sua última passagem como o “momento mais feliz da sua carreira”.
Nomes de destaque na categoria sub-20 da Rubra terão espaço no plantel. Quatro atletas, que estão disputando o estadual da categoria, já foram integrados ao profissional: o goleiro Murilo, o zagueiro Bruno Henrique, o lateral Fábio e o meia Iago. Lucas Oliveira ressaltou que os jovens terão oportunidade, mas a conquista de vaga no time dependerá “mais deles do que de mim”. O treinador, que tem histórico de aproveitar crias da base, acrescentou: “Bom jogador joga sempre, independente da idade”.
Até o momento, 17 atletas foram contratados pela Anapolina, com outros quatro jogadores da base integrando o plantel profissional. A pretensão da diretoria é reforçar o grupo com outros quatro ou cinco nomes, mas aguardarão o desenrolar dos treinamentos para verificarem posições de carência no elenco.
Goleiros: Gustavo Fraga, Matheus Santillo, Rafael Willian e Murilo
Zagueiros: Dedé, Gustavo Japa, Hicaro Reis e Bruno Henrique
Laterais: Marquinhos e Fábio
Meio-campistas: Max Paulo, Derli, Péricles, Everton Boca, Chico, Davi Ceará, Norton e Iago
Atacantes: Gerson Júnior, Felipe Araújo, Michael Paulo Renê