Uma fase bem peculiar e cercada por um pouco de glamour, marcou a vinda de atrizes de Hollywood para a cidade
Nos idos da década de 1930, Anápolis recebeu moradoras distintas e famosas. Elas vieram de longe, atravessaram o Atlântico, deixando ao longo do caminho por onde passavam o rastro da fama conquistada em Hollywood, cidade norte-americana considerada a “Meca do Cinema”.
A presença das atrizes norte-americanas em Anápolis já rendeu muitas reportagens, conteúdo de filmes, exposições e espetáculo de dança. Um dos motivos para a escolha da cidade, seria a compra de terras, numa época em que o País, governado por Getúlio Vargas, colocava em prática um programa denominado Marcha para o Oeste, cujo objetivo era estimular a ocupação do Centro-Oeste brasileiro.
Talvez, até, as atrizes de Hollywood tenham vindo atraídas por outros motivos. Mas, seja como for, foi uma época marcante na vida econômica e social da cidade, pois não raro as atrizes iam participar dos bailes e festas no badalado salão do Clube Recreativo Anapolino.
Goiás prevê vacinação de adolescentes para fim de setembro
A primeira a chegar foi a atriz e escritora Joan Lowell, juntamente com seu esposo Capitão Leek Bowen. Ela atuou no cinema mudo na década de 20. Mais precisamente, em 1925, atuou como atriz coadjuvante no famoso filme de Charlie Chaplin “The Gold Rush” (Em Busca do Ouro). Em 1929 escreveu sua autobiografia “Cradle of the Deep” (Berço da Profundidade), que se tornou best seller. O livro inspirou o filme Adventure Girl, lançado em 1934.
Em uma viagem que fez de Nova Iorque à Buenos Aires, em 1935, ao passar pelo Rio de Janeiro, encantou-se pelo Brasil. Meses depois, retornaria definitivamente. Em 1937, o casal muda-se para o Vale do São Patrício, para coordenar a construção de uma estrada. Posteriormente a região tornou-se a Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG). Joan Lowell, já conhecida como dona Joana, fixou residência em Anápolis e aqui começou a negociar terras com vários fazendeiros norte-americanos.
Janet Gaynor
Dentre estes compradores, estava a atriz Janet Gaynor, que atuou em quase 40 filmes do cinema americano, sendo premiada com o primeiro Oscar ainda jovem, em 1929, pela atuação em três filmes: 7th Heaven, Sunrise: A Song of Two Humans e Street Angel. Em 1954, Janet e o esposo, o figurinista Gilbert Adrian, compraram uma fazenda em Anápolis. Ali construíram uma casa, que era conhecida por The Amazon.
Mary Martin
Mary Martin, atriz, dançarina e cantora, foi outra norte-americana a residir em Anápolis. Ela era mãe de Larry Hagman, ator do premiado filme “Jeannie é um Gênio”. Estrela da Broadway, Mary participou de inúmeras montagens de peças e musicais, como Leave It to Me! em 1938; Peter Pan em 1954/55; I Do! I Do! em 1967; Hello, Dolly! em 1965/66.