Com vocação industrial e pequena dimensão territorial, ainda, assim, o Município se destaca em algumas áreas da produção agropecuária no Estado
O Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, divulgou a segunda edição da “Radiografia do Agro em Goiás”. Trata-se de uma coletânea de levantamentos que permitem um olhar sobre 17 itens do agro goiano.
Conforme a publicação, Goiás ocupa, hoje, o primeiro lugar no ranking nacional na produção de sorgo, tomate e jabuticaba. É, ainda, o segundo maior produtor de girassol, cana-de-açúcar, alho e de rebanho bovino.
O Estado é o terceiro maior produtor de soja, milho, palmito, pequi e borracha. Quarto maior produtor de algodão, melancia e couro curtido e quinto maior produtor de feijão e cebola.
Uma pesquisa mais detalhada nos dados apresentados na “Radiografia do Agro em Goiás”, também, revela que Anápolis, apesar de sua vocação para a indústria e o comércio, oferece uma contribuição importante para o agro goiano em algumas áreas.
Governo notifica pessoas à devolverem auxílio emergencial
O Município ocupa o primeiro lugar entre os maiores produtores de banana de Goiás. Também, estão nesse ranking: Uruana; Pirenópolis; Itaguari; Santa Isabel; Petrolina de Goiás; Itauçu; São Luiz de Montes Belos, Jaraguá e Anicuns.
Na safra 2020, foram colhidas 205.503 toneladas, com produtividade de 16,0 ton/ha. A produção de banana de Goiás é a 9ª maior do País. A cultura está presente em 109 municípios e 2.544 estabelecimentos rurais. Anápolis, também, lidera em Goiás a produção de mexerica, à frente dos municípios de Nerópolis; Pirenópolis; Goianápolis; Campo Limpo de Goiás; Hidrolândia; Abadiânia; Alexânia, Ouro Verde de Goiás e Águas Lindas de Goiás.
Na safra 2020, foram colhidas 24.518,0 toneladas, com produtividade de 976,0 ton./ha. A produção está presente em 25 municípios e 409 estabelecimentos rurais. O município, conforme o raio-x, é o segundo maior produtor de limão em Goiás, atrás de Inhumas e à frente de Abadia de Goiás; Senador Canedo; Terezópolis de Goiás; Alexânia; Campo Limpo de Goiás; Abadiânia, Rio Verde e Itaguari. Na safra 2020, foram colhidas 3.525,0 toneladas do produto, com produtividade de 11,3 ton./há. São 171 estabelecimentos produtores, distribuídos em 13 municípios.
Mais destaques
Na produção de borracha (látex coagulado), Anápolis aparece em 5º lugar no ranking estadual, à frente de Niquelândia; Pirenópolis; São Luiz do Norte, Hidrolina e Edeia e atrás de Goianésia, Santa Rita do Novo Destino, Barro Alto e Vila Propício. Conforme levantamento de 2019, foram colhidas 24.041,0 toneladas, sendo que o Estado concentra a 3ª maior produção do País.
Também, em 5º lugar, Anápolis se destaca na produção de codornas. A produção no Município é maior que a de Morrinhos; Terezópolis de Goiás; Piracanjuba, Trindade e Goiânia e menor do que nos municípios de Hidrolândia; Planaltina, Inhumas e Leopoldo de Bulhões. No último levantamento, a produção goiana foi de 521.326 cabeças e 9.265 dúzias de ovos. A produção de codornas está presente em 31 municípios e distribuídas entre 800 estabelecimentos produtores.
Além disso, Anápolis também está entre os maiores produtores de laranja de Goiás, ocupando o 8º lugar no ranking, à frente de Inhumas e Marzagão e atrás de Goianápolis; Rio Verde; Catalão; Caldas Novas; Água Fria de Goiás, Hidrolândia e Itaberaí. Na safra de 2020, foram colhidas 138.328,0 toneladas, com produtividade de 20,2 ton./há. 276 estabelecimentos integram a produção de laranja em 51 municípios.
Finalmente, o Município ocupa o 9º lugar na produção de madeira em toras, à frente de São João da Aliança e atrás de Campo Limpo de Goiás; Faina; Corumbá de Goiás; Alexânia; Abadiânia; Campo Alegre de Goiás, Catalão e Ipameri. Levantamento de 2019 aponta uma produção de 689.669 metros cúbicos de madeiras produzidos no Estado. São 52 municípios produtores.
Avaliação
“São informações essenciais para se construírem políticas públicas efetivas e balizarem-se decisões de investimentos privados”, afirma o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. Segundo ele, em 2020, em sua primeira edição, a Radiografia do Agro foi ferramenta primordial para a formatação de projeto que resultou na produção e comercialização de cerveja à base de mandioca.
Destaques da produção Agro em Goiás
- Sorgo
- Tomate
- Jabuticaba
- Girassol
- Cana-de-açúcar
- Alho
- Rebanho bovino
- Soja
- Milho
- Palmito
- Pequi
- Borracha
Destaques da produção Agro em Anápolis
- Banana – 1º Lugar em Goiás
- Tangerina – 1º Lugar em Goiás
- Limão – 2º Lugar em Goiás
- Borracha – 5º Lugar em Goiás
- Codorna – 5º Lugar em Goiás
- Laranja – 8º Lugar em Goiás
- Madeira em toras – 9º Lugar em Goiás