O Conselho Deliberativo do Índice de Participação dos Municípios (Coíndice) se reuniu na última quarta-feira (17/9) e aprovou o Índice de Participação dos Municípios (IPM) para vigorar em 2026.
Trata-se, no entanto, do IPM provisório, já que a partir da publicação do resultado- prevista para o próximo dia 22- os municípios podem apresentar recursos em relação ao índice apresentado. O prazo para isso é de um mês a partir da publicação.
Depois de nova votação, prevista para dezembro, ele torna-se definitivo e entra em vigor em 1º de janeiro de 2026.
O IPM é que define quanto cada um dos 246 municípios goianos terá na divisão do bolo do ICMS arrecadado pelo Estado.
No caso de Anápolis, o IPM apurado foi de 4,6044131. O anterior foi de 4,6137086. Sendo assim, houve quase uma estabilidade, já que a variação foi de apenas -0,20%. Nesta avaliação preliminar, o município tem o quarto maior IPM, atrás de Aparecida de Goiânia (que teve crescimento de 8,75%); Rio Verde (que teve crescimento de 1,49%) e de Goiânia (que teve crescimento de 1,09%).
Os cinco municípios goianos com maiores “ganhos” no IPM provisório são Mara Rosa (+46,24%), Guarinos (+33,00%), Santa Fé de Goiás (+23,12%), Quirinópolis (+21,26%) e Nova Aurora (+21,03%).
Por outro lado, os municípios com maiores quedas no IPM provisório, são: Itauçu (-30,69%), Matrinchã (-25,34%), Cumari (-25,03%), Água Limpa (-23,26%) e Novo Brasil (19,86%).
A reunião para definição do IPM provisório foi realizada na Secretaria da Economia e contou com a presença do secretário Francisco Sérvulo Freire Nogueira; da secretária-adjunta Renata Noleto; do subsecretário da Receita Estadual, Wayser Pereira; do superintendente de Informações Fiscais, Deibe Paiva e do gerente de Apoio do Coíndice, Wellington Mijolário.
Ainda, dos prefeitos Kelson Souza Vilarinho (Caçu), Renato Menezes de Castro (Goianésia) e Cleber Junio de Souza (Nova América); além dos deputados Amilton Faria, Veter Martins Morais e Virmondes Cruvinel.
Apesar de a publicação ocorrer somente no dia 22, os dados já estão disponíveis para consulta em https://goias.gov.br/economia/ipm-2025/, assim como os relatórios relativos aos cálculos do índice provisório. As informações também podem ser consultadas no acesso restrito aos credenciados, pelo qual é possível verificar os dados referentes às operações de cada município. (Com informações da Secretaria de Economia)
Leia também: Índice Firjan para Anápolis teve queda de posições no Brasil e em Goiás em 2024