O programa Pró-Água, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, iniciou nesta terça-feira, 15/10, a distribuição de 250 mil mudas nativas do cerrado para serem utilizadas no reflorestamento de áreas rurais e urbanas no Município de Anápolis.
Ano passado busquei 80 mudas. Hoje estou pegando mais 100”, detalhou Elismar José, dono de uma propriedade rural que fica entre Anápolis e Pirenópolis. Ele levou para casa espécies variadas, com destaque para o ipê e o mogno.
Diego dos Santos é outro ‘cliente’ regular dos viveiros municipais. “É minha terceira vez e tudo que plantei vingou”, disse. Com uma chácara entre Anápolis e Gameleira, ele explicou que vai fazer o plantio na beira do córrego. “Estou levando 30 mudas de pequi, ipê, jatobá e mogno”, comentou.
A gestora de Educação, Vanderlúcia Marinho Dias, afirmou estar muito familiarizada com a doação de mudas e que já ajudou a levar várias para unidades de ensino. Desta vez, no entanto, as 20 mudas que buscou são para uso pessoal. “Optei por árvores frutíferas como acerola, amora e cereja; mas também estou levando ipê, que gosto muito”, disse.
A distribuição de mudas também serve para outras finalidades, como o desenvolvimento de projetos como a Agricultura Sintrópica, baseada na preocupação com o meio-ambiente e a preservação das características naturais de cada região. Com um trabalho dessa natureza em curso, os professores Ricardo Elias e Cláudia Rezende, da UniEvangélica, estiveram no viveiro e levaram 70 mudas. “Conhecemos o Pró-Água, somos parceiros e achamos fantástico o projeto, assim como o cuidado que estamos vendo com os viveiros”, destacou.
Para o secretário de Meio Ambiente, Jakson Charles, a doação das mudas é fundamental para a preservação e a recuperação de nascentes, uma ação prioritária da pasta, reforçando que todas as espécies são nativas do cerrado, ideais, portanto, para o cultivo na região. “É um projeto muito bem elaborado, inclusive, servindo como referência para outros em Goiás e fora do Estado”, finalizou.
Para maiores informações, ligue 62 3902 1687






Boa tarde. Por acaso ainda restaram umas 2 mudas de Pequi e umas de ipês por aí?
onde fica a sede. como conseguir as mudas , qual o endereço, sou de Belo Horizonte.
Gostaria de uma muda de ipe rosa, sera que consigo com voces?
Gostaria de adquirir várias mudas de manga…goiaba…laranja edemais frutas do cerrado pra fazer um.pomar numa área na beira do lago na ilha verde em palmeiropolis Tocantins…