Falando em história, uma pequena volta no passado é importante para retratar o time, que foi fundado lá nos idos de 1946 por um grupo de carroceiros, adotando inicialmente o nome de União Esportiva Operária e, depois, batizado como Anápolis Sport Clube.
No ano de 1947, o Anápolis conquistou aquele que seria o seu primeiro título. Contudo, essa conquista não foi reconhecida pela Federação Goiana de Futebol.
Em 1951, o clube passou a ter a denominação que tem ainda hoje: Anápolis Futebol Clube.
O primeiro título oficial veio em 1965, no estadual, após vitória por 3 a 2, numa virada histórica diante do Vila Nova, no Estádio Jonas Duarte. Uma estrela de ouro para o manto tricolor.
O Galo da Comarca foi vice-campeão goiano em três temporadas: 1968, 1995 e 2016. Pela Divisão de Acesso, foi campeão duas vezes: 1990 e 2012.
Série D
Do passado ao presente, o Anápolis continua escrevendo e fazendo história. E nesse retrospecto mais recente do time, está a sua campanha na Série D do Campeonato Brasileiro.
Em sua 16ª edição, a competição, nesse ano de 2024, reuniu nada menos que 64 times, divididos em 8 chaves.
A campanha do Galo na Série D não começou muito bem. Logo no começo, um tropeço diante do Brasiliense (DF), por 1 a 0 e, sem seguida, um empate com o Mixto (MT), em 1 a 1.
A partir daí, o time obteve uma sequência de quatro vitórias, que garantiu à equipe avançar para a segunda fase do certame, no chamado mata-mata. No primeiro jogo, o Galo perdeu pelo placar de 1 a 0 para o Itabuna (BA). Mas, no Jonas Duarte, venceu pelo placar de 3 a 0.
Nas oitavas-de-final, o time anapolino enfrentou o Cianorte (PR) e venceu por 2 a 1 o jogo de ida, fora de casa. Nos seus domínios, empatou em 1 a 1 na volta.
Os resultados valeram vaga nas quartas-de-final. No primeiro jogo, contra o Iguatu (CE), no Jonas Duarte, a partida terminou com placar de 1 a 1. No jogo da volta, novo empate: 3 a 3 e disputa nos pênaltis. Placar final: 5 a 4 para o Galo, que alcançou nesse jogo o acesso à Série C do Brasileirão 2025.
Classificado para a semifinal, o Anápolis teve como adversário o Maringá (PR). Primeiro jogo, empate de 1 a 1. Segundo jogo, empate sem gols. Novamente disputa nos pênaltis e, de novo, placar de 5 a 4 para o Tricolor da Boa Vista.
Leia também: Retrô aposta em chope, samba e fé para atrair torcida na final da Série D
Agora, é Galo na final, contra o Retrô-PE. Primeiro jogo, em casa, o Galo venceu por 2 a 1 e assim, obteve a vantagem de jogar por um embate na derradeira partida, neste domingo (29), na casa do adversário, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
Agora, aguenta coração! Anápolis é Galo!
Imagens de divulgação do clube