Anápolis se junta ao seleto grupo de cidades que possuem o 5G standalone, também conhecido como 5G puro, conforme anunciou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última segunda-feira, 02 de dezembro. Essa tecnologia, agora disponível para as operadoras, coloca Anápolis entre os 18% das cidades brasileiras que já têm a infraestrutura necessária para a nova geração de internet móvel. O 5G puro promete acelerar o desenvolvimento da conectividade na cidade, com impactos diretos em diversos setores.
Reconhecimento
A cidade recebeu, em setembro de 2023, o prêmio “Cidades Amigas do 5G” pela Conexis Brasil Digital, devido ao seu desempenho no setor de telecomunicações. A premiação resultou de um ranking que reconheceu os municípios com maior avanço em conectividade. Anápolis conta atualmente com quase 60 antenas 5G instaladas, preparadas para transmitir o sinal desde a liberação da Anatel. A cidade se destacou ainda por adotar uma legislação que viabilizou a instalação da infraestrutura necessária, atraindo operadoras e ampliando a oferta de rede para os cidadãos.
Impacto regional
Anápolis, assim, se tornou a cidade com maior crescimento na conectividade no Centro-Oeste, marcando uma grande evolução para a região. Márcio Cândido, vice-prefeito de Anápolis, ressaltou que a implementação do 5G reflete o esforço contínuo da cidade para se tornar mais ‘inteligente’. A legislação, segundo ele, foi um fator determinante para a atração de operadoras e para a expansão da cobertura de internet móvel.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.
Leia também: Editorial 981 – Ano sem urnas