A força política de um município independe da quantidade de representantes que consegue eleger nas diferentes esferas de poder. Mas, de outro lado, é inábil desconsiderar a relevância de um número significativo de representantes de uma cidade nos ambientes do Executivo e do Legislativo, em todas as instâncias. Uma bancada numerosa, com atuação uníssona e coesa em defesa de uma determina região, é fundamental para seu desenvolvimento.
A conquista de investimentos em montante proporcional à força da cidade está diretamente ligada à independência de sua representatividade política. Uma coisa é estabelecer parcerias, atuar em conjunto para executar políticas públicas que promovam bem-estar social e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Outra coisa é uma subserviência cega, que coloque os interesses políticos acima dos interesses da população. Em 2022 Anápolis buscou reafirmar essa máxima. A cidade é parceira leal, mas sem jamais abrir mão de sua autonomia, de sua soberania.
O município conseguiu avançar, mesmo com desempenho aquém do que sempre se espera de uma cidade com quase 400 mil habitantes e com aproximadamente 290 mil eleitores. Ampliou em um terço sua bancada na Assembleia Legislativa (três para quatro deputados), manteve um mandato na Câmara Federal e o governador do Estado, além de contar a partir de agora com um suplente de senador.
O tom do comportamento político que o município precisa adotar nos próximos anos foi dado pelo prefeito Roberto Naves (PP) no dia 1º de dezembro, no lançamento do pacote de investimentos de mais de R$ 1 bi, denominado ‘Anápolis Investe’. O chefe do Executivo ressaltou que a campanha eleitoral ficou para trás e que, a partir daqui, para viabilizar o progresso que a cidade precisa, é necessária a união de suas forças.
Roberto Naves destacou a importância de aliados, como o governador Ronaldo Caiado, o ex-ministro Alexandre Baldy, a Câmara de Vereadores e outras lideranças. E também dirigiu atenção especial a políticos que, nos últimos anos, estão na trincheira da oposição partidária, como os deputados Rubens Otoni e Antônio Gomide, e o empresário Márcio Corrêa.
Além das lideranças políticas que mantiveram ou pela primeira vez conquistaram mandatos, o ano de 2022 reservou para Anápolis a aproximação com algumas personalidades de fora, que obtiveram votação considerável na cidade e passam a ter responsabilidade com o município. Os candidatos a deputado federal de fora, por exemplo, conquistaram mais de 92,7 mil votos dos anapolinos. Os candidatos a deputado estadual de outras cidades obtiveram mais de 60,5 mil votos em Anápolis.
Entre esses políticos estão nomes já conhecidos, como o senador reeleito Wilder Morais (PL), que alcançou 56.853 votos dos anapolinos. A apresentadora de TV, Silviê Alves (União), eleita deputada federal com 20.319 em Anápolis. Entre os nomes caseiros, vale destaque a performance em Anápolis na campanha para deputado estadual, daqueles que obtiveram mais de cinco mil votos, casos do vereador Suender Teodoro / PRTB (7.931 votos), vereadora Thaís Souza /PP (6.590 votos), José de Lima /Avante (6.309 votos), e Jean Carlos / União (5.042 votos).