Anápolis já está no clima do Natal. Não poderia ser diferente, porque uma das características marcantes da história da cidade é a religiosidade. Portanto, a data que comemora o nascimento de Jesus tem, certamente, um espaço reservado no coração de cada anapolino.
Embora cristã, a celebração natalina agregou outros costumes, sendo uma data de união das famílias, amigos, comunidades.
A cultura ocidental também incorporou ao Natal, o costume de dar e/ou trocar presentes, como gesto de reconhecimento. E, claro, o comércio aproveita para fazer dessa data um aquecimento das duas vendas.
O Natal Brasil afora, e não é diferente em Anápolis, tem também a tradição das luzes coloridas e enfeites que remetem a personagens religiosos ou da figura do “bom velhinho”, o Papai Noel, que alegra o coração e embala os sonhos das crianças.
Natal tem hinos e canções próprias, que fazem parte também da festa.
Em Anápolis, residências e comércios já começam a receber as luzes e os enfeites do Natal.
Oficialmente, a Prefeitura lançou a programação do Natalino- o Natal do Anapolino- no começo da semana, com a iluminação da Praça Bom Jesus que, aliás, ficou bonita e vale à pena conferir.
O lançamento foi capitaneado pelo prefeito Márcio Corrêa e pela primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Políticas Sociais, Carla Lima Corrêa.
Outras praças e parques terão também as suas iluminações inauguradas. A Praça Bom Jesus foi a primeira, porque lá será o local de referência da programação das festividades de fim de ano.
As atividades, totalmente gratuitas, seguem até o dia 20 de dezembro e incluem apresentações culturais diárias- sempre a partir das 18h- além de neve artificial, brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce.
Durante a solenidade de abertura da programação, houve também o religamento da fonte luminosa, que no passado era um dos principais atrativos da cidade. As águas jorrando, músicas tocando e os casais namorando nos bancos da praça.
A Praça Bom Jesus foi escolhida como referência, além do simbolismo religioso, também para que o centro da cidade e o seu comércio sejam valorizados.
Patinação no gelo
Além da neve artificial, tem gelo também. E é em uma pista de patinação que foi montada em frente ao prédio da cultura.
O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 18h.
A capacidade é de 35 pessoas por sessão, com duração de 20 minutos cada. Essa atividade específica será disponibilizada ao público até o dia 10 de janeiro, também de forma gratuita.
Para participar, é necessário ter idade mínima de 5 anos e altura mínima de 1,10 metro. A Prefeitura recomenda ainda que os visitantes utilizem meias grossas, para garantir conforto durante a patinação.
Não há exigência de vestimenta específica, porém o uso de calça é aconselhado; para crianças, a sugestão é o uso de moletom.
Leia também: Decisão do STF afeta Loteria Municipal de Anápolis, porém, sem efeito prático








