VERSÃO FLIP
quarta-feira, 19 de novembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 19 de novembro, 2025
Contexto

Anápolis ganha espaço humanizado para atendimento a portadores de autismo

de Claudius Brito
3 de outubro de 2024
em Anápolis
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Clínica Escola do Autista Dr. Rodrigo de Godoy. Imagem: Divulgação/Prefeitura de Anápolis.

Clínica Escola do Autista Dr. Rodrigo de Godoy. Imagem: Divulgação/Prefeitura de Anápolis.

Município sai na frente e é a primeira cidade no Centro-Oeste e uma das poucas no Brasil a contar com uma unidade integrada para atendimento especializado às pessoas portadoras de Transtorno do espectro Autista (TEA).

Nesta terça-feira, 29 de setembro, abre-se uma página importante para Anápolis. A cidade, que é referência na economia, na educação e na saúde, abriu mais um espaço que deverá servir de modelo à região.

Trata-se da Clínica-Escola do Autista “Dr. Rodrigo de Godoy”, que foi inaugurada na manhã de hoje (29) pelo prefeito Roberto Naves e autoridades e já se encontra em pleno funcionamento.

Um avanço à causa autista e uma conquista para o município, que vai ser uma referência na sua área de atuação. Para os portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), será um “lugar para chamar de seu”.

Um lugar abrigado em um prédio novo, construído em área contígua ao Parque “Antônio Marmo Canedo”, mais conhecido como Parque da Matinha, no Bairro Maracanã.

Um lugar que abrigará profissionais especializados nas áreas de neurologia, psicologia, fonoaudiólogos, psicopedagogos, orientadores e outros.

Um lugar com estacionamento acessível, consultórios, sanitários com acessibilidade, auditório, salas de atendimento e acompanhamento pedagógico.

Um lugar onde educação e saúde vão caminhar juntos, no intuito de promover atendimento especializados aos portadores do TEA.

A gestão do Clínica-Escola do Autista ficará à cargo da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), junto com a secretaria municipal de Educação.

Essa OS já tem unidades sob sua gestão em Goiânia, Aparecida e Goiânia. Anápolis, portanto, entra no rol com uma unidade diferenciada, conforme destacou o superintendente da Agir, Lucas Silva.

  • A solenidade de inauguração da unidade, aliás, emocionou os presentes. Primeiro, com a apresentação do coro infantil da Escola de Música de Anápolis, que através da música, reviveu a alegria colorida do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Imagens: Divulgação/Prefeitura de Anápolis.
  • A solenidade de inauguração da unidade, aliás, emocionou os presentes. Primeiro, com a apresentação do coro infantil da Escola de Música de Anápolis, que através da música, reviveu a alegria colorida do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Imagens: Divulgação/Prefeitura de Anápolis.
  • A solenidade de inauguração da unidade, aliás, emocionou os presentes. Primeiro, com a apresentação do coro infantil da Escola de Música de Anápolis, que através da música, reviveu a alegria colorida do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Anápolis.
  • A solenidade de inauguração da unidade, aliás, emocionou os presentes. Primeiro, com a apresentação do coro infantil da Escola de Música de Anápolis, que através da música, reviveu a alegria colorida do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Imagens: Divulgação/Prefeitura de Anápolis.

Inauguração

A solenidade de inauguração da unidade, aliás, emocionou os presentes. Primeiro, com a apresentação do coro infantil da Escola de Música de Anápolis, que através da música, reviveu a alegria colorida do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Depois, com a emoção na apresentação de Janaína e seu filho autista Reidner. Depois, com a presença e a homenagem feita ao médico Rodrigo de Godoy (cujo nome foi dado à unidade), que perdeu a vida precocemente. Vários familiares estiveram presentes para marcar a passagem desse dia histórico, em especial, à causa do TEA na cidade.

Em seguida, houve discurso de autoridades presentes, momento esse encerrado pelo prefeito Roberto Naves, que falou sobre a importância da entrega desse novo e diferenciado equipamento público, que se junta a outros legados que a sua gestão deixará para o município.

Entre alguns citados: dois novos hospitais, duas novas UPAs, asfalto em todos os bairros, várias escolas, CMEIs (creches) e postos de saúde construídos, reformados e ampliados, além de obras “problemas” que foram concluídas, como o novo Centro Administrativo, os viadutos da Avenida Brasil.

Além, ainda, de obras que, segundo ele, “nunca tiveram coragem de fazer”, como o viaduto do Recanto do Sol e a Ponte Estaiada.

Por fim, disse ainda o chefe do Executivo, que sempre teve dificuldade em falar “crianças com deficiência” e sempre usou o termo “crianças especiais”.

“Fui alertado pela Vivian (primeira-dama e deputada estadual) que não é assim, porque todas as crianças são especiais. Então, aqui, na Clínica Escola do Autista, nós vamos cuidar das crianças mais especiais ainda”.

Rótulos: anápolisAutismocapaescola

Mais Artigos

Seu Pedro, do Bar do Pedrão: Aos 82 anos, deixa uma legião de amigos órfãos.

Adeus ao mestre do balcão: Anápolis se despede de Pedro Dorneles, ícone da cultura de boteco na cidade

de Vander Lúcio Barbosa
19 de novembro de 2025
0

Figura lendária do Bar do Pedrão, seu Pedro acolheu gerações com afeto, firmeza e generosidade Anápolis amanheceu mais silenciosa nesta...

Foto: Paulo de Tarso/Prefeitura de Anápolis

Golpistas se passam por agentes do CadÚnico e aplicam golpes em Anápolis

de Redação
18 de novembro de 2025
0

Criminosos miram principalmente idosos ao forjar abordagens do CadÚnico para obter dados e documentos Golpistas têm se passado por agentes...

Brinquedos Natal- OVG- Agência Cora Coralina

Carla Lima anuncia entrega de mais de 30 mil brinquedos na programação do Natal

de Claudius Brito
18 de novembro de 2025
0

A secretária de Assistência e Políticas Sociais de Anápolis e primeira-dama do município, Carla Lima Corrêa, anunciou em suas redes...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Trevo do Recanto do Sol tem intervenções para mitigar gargalos e reduzir acidentes. Foto: Paulo de Tarso.

    Os desafios do trânsito de uma cidade que não para de crescer

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Adeus ao mestre do balcão: Anápolis se despede de Pedro Dorneles, ícone da cultura de boteco na cidade

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Novo caça Gripen será enviado à Base Aérea de Anápolis. Veja vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Justiça reconhece união estável entre três homens em Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Encontrando paz no cotidiano – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui