VERSÃO FLIP
quinta-feira, 27 de novembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 27 de novembro, 2025
Contexto

Anápolis já mira desafios na atração de investimentos com fim da guerra fiscal

de Claudius Brito
5 de abril de 2025
em ESPECIAL!
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
Distrito Agro Industrial de Anápolis

Distrito Agro Industrial de Anápolis

Pode não ser para já. Mas dentro de algum tempo, a reforma tributária, aprovada no final de 2023, começará a produzir efeitos numa questão que tem sido fundamental para o desenvolvimento de Goiás e, em especial, de Anápolis: a industrialização.

Com a reforça tributária, foi criado o IBS, Imposto sobre Bens e Serviços. Esse novo tributo será recolhido no local onde o bem ou serviço é consumido, ao invés do lugar de produção ou prestação, como ocorre com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS.

Para os entendedores do assunto, esse novo imposto deverá se não colocar um fim, mas atenuar o que se chama de guerra fiscal. Essa guerra é travada entre as unidades da federação, ou seja, os 26 estados e o Distrito Federal, com o objetivo de atrair investimentos da iniciativa privada, com o objetivo de gerar emprego, renda e recolhimento de impostos, claro, ainda que se utilize de subsídios que são dados.

Nessa guerra fiscal, Goiás que era mero vendedor de produtos in natura, começou a agregar valor à produção.

As políticas fiscais que abriram caminho para a industrialização de Goiás e que foram fundamentais para a criação e a consolidação do Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA), remontam ao início da década de 1960, durante o governo Mauro Borges (1961 a 1964), quanto então foi criado o Plano de Desenvolvimento de Goiás (PDEG), também conhecido por Plano MB, que era inspirado no Plano de Metas do então Presidente Juscelino Kubitscheck.

Foi dentro desse planejamento que se começou a criar órgãos e secretaria vinculados, de alguma forma, à plataforma de desenvolvimento econômico e modernização do Estado.

A política para a construção de distritos agroindustriais em Goiás teve o seu ápice no ano de 1973, no governo de Leonino di Ramos Caiado, com o advento da Lei nº 7.700 que previa isenções de impostos e criava a Superintendência de Distritos e Áreas Industriais, que ficaria responsável por escolher os locais e dotar de infraestrutura necessária para acolher as plantas industriais.

Anápolis – que desde o início de sua história já tinha forte vocação comercial – acabou sendo estrategicamente escolhida para abrigar um polo industrial, sobretudo, por sua localização, entre duas capitais (Goiânia e Brasília); por estar no centro do País e ser servida por três rodovias federais – BRs 153, 060 e 414 – facilitando o escoamento da produção de Norte a Sul do País.

Início do DAIA. Chegada de empresas demorou e foi impulsionada com incentivos, na época, do Fomentar

Crescimento

Após a sua inauguração, o DAIA passou por um período de dificuldades, já que a área, a

infraestrutura oferecida, a localização geográfica privilegiada do Município e a política de incentivos não eram, ainda, elementos que, por si só, atraíssem os investimentos tirando o foco da região Centro-Sul do País.

A partir de meados da década de 80, o governo goiano, na gestão de Íris Rezende Machado, adotou uma política mais agressiva de incentivos fiscais, a partir da Lei nº 9489, de 19 de julho de 1984, que criou o Fundo de Fomento à Industrialização (FOMENTAR), que substituiu o Fundo de Expansão da Indústria e Comércio (FEINCOM), oriundo da lei nº 7.700.

Depois veio o PRODUZIR (Lei nº 13.591, de 18 de janeiro de 2000), dando uma repaginada na política de incentivos fiscais, com o intuito de oferecer mais competitividade ao Estado na busca de investimentos para a geração de empregos, rendas e divisas.

Atualmente, a ferramenta de incentivo fiscal do Estado é o Programa de Desenvolvimento Regional, o ProGoiás, que tem validade prevista até 2032 e substitui o Fomentar/Produzir.

Leia também: Feira do Ipiranga será inaugurada neste sábado com música e gastronomia

Rótulos: capa

Mais Artigos

DAIA- Mídia Um

DAIA 49 anos: Engrenagem da indústria e do desenvolvimento de Anápolis e Goiás

de Claudius Brito
7 de novembro de 2025
0

“Vim para inaugurar o Distrito Agro-Industrial de Anápolis, que se erige nas vizinhanças de Anápolis e constitui um marco essencial,...

Centro de Convivência dos Idosos- Prefeitura de Anápolis- Divulgação

Dia do Idoso: curiosidade dessa população de Anápolis no Censo de 2022

de Claudius Brito
1 de outubro de 2025
0

Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1º de outubro como o...

Copom- Polícia Militar de Goiás

A “primeira voz” da Polícia Militar, quase cinquentona, é referência para segurança

de Claudius Brito
19 de setembro de 2025
0

Um chamado chega ao COPOM, o Centro de Operações da Polícia Militar de Goiás, via 190. Na linha está o...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Seu Pedro, do Bar do Pedrão: Aos 82 anos, deixa uma legião de amigos órfãos.

    Adeus ao mestre do balcão: Anápolis se despede de Pedro Dorneles, ícone da cultura de boteco na cidade

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Bolsonaro é preso preventivamente pela Polícia Federal em Brasília

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Alerta máximo: tempestades e chuvas intensas atingem GO, DF e mais 17 estados

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Os desafios do trânsito de uma cidade que não para de crescer

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Pastor é condenado a 95 anos por abusos sexuais a fiéis em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui