Anápolis já se tornou referência para os corredores. Todos os meses, já de algum tempo, milhares de atletas participam do Circuito Anapolino de Corrida de Rua. A história conta que a primeira prova, em 2011, teve 90 competidores. Hoje, a modalidade costuma reunir de 5 a 6 mil por edição.
Mas, antes do Circuito de Corrida de Rua, já se tinha a tradicional Mini-Maratona 31 de Julho, realizada anualmente em comemoração ao aniversário da cidade. Nesse ano, quando o município completou 118 anos de emancipação, essa prova chegou à sua 44ª edição e teve 6 mil participantes nos percursos de 5 Km e 10 Km.
Agora, Anápolis se prepara para integrar a seleta lista das cidades que realizam a prova de Meia Maratona. Como já está intrínseco no nome, a prova é a metade de uma maratona, que tem 42 quilômetros. Portando, a meia é de 21 quilômetros de corrida.
Os registros apontam que a primeira Meia-Maratona ocorreu em Gaspar-SC. O município ainda hoje realiza a tradicional prova. Também se tem registro da Meia Maratona da Independência, realizada pelo jornal “A Gazeta Esportiva”, no início da década de 1990.
Outras meias-maratonas surgiram e se tornaram famosas, como a Meia-Maratona do Rio e a Meia-Maratona de São Paulo.
Mas é aqui, em Anápolis, que um novo capítulo da história se abre, com a I Meia-Maratona realizada pelo Sest-Senat em parceria com a Prefeitura Municipal. Isso vai acontecer no próximo dia 16, às 05h30, quando será dada a largada da prova, na Avenida Brasil Sul, na altura da empresa Norte Sul Pneus. Serão 21 quilômetros, pegando parte do percurso na Avenida Brasil Norte (na altura do Hospital de Urgências) e retornando até o ponto da largada.
Segundo Wellington Júnior, técnico de Promoção Social do Sest/Senat, tudo está sendo preparado para que os competidores tenham suporte para uma prova longa, com trechos difíceis com subidas, exigindo muito preparo dos atletas.
Não por acaso, para se inscrever os competidores devem atestar que estão em condições físicas adequadas para a corrida.
A cada 3 Km do percurso, serão instalados pontos de hidratação. Uma UTI Móvel ficará destacada para dar suporte, em caso de necessidade. Também o Corpo de Bombeiros estará a postos para qualquer eventualidade e equipes de enfermeiros.
Além do suporte de segurança da Polícia Militar e Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT).
Portanto, dá para se ter uma ideia do tamanho do evento, que deverá contar com atletas não só de Anápolis, mas de Goiânia, Brasília e localidades circunvizinhas.
Para estimular ainda mais a participação dos corredores, a Prefeitura e o Sest/Senat vão distribuir uma premiação total de R$ 40 mil (Veja o quadro).

Pegada social
Um diferencial da I Meia-Maratona de Anápolis é que ela já nasce com uma pegada social. O participante que se interessar, pode fazer a doação de sangue, ao invés de pagar R$ 150 pela sua inscrição. Caso não possa doar, há possibilidade de ele indicar outra pessoa. Basta que isso seja tudo comprovado no ato da inscrição.
Vale lembrar que só podem participar adultos, de ambos os sexos, que tenham 18 anos acima. O número de inscrições é limitado a 1.500.
A retirada de kits (sacochila, camiseta personalizada e brindes de parceiros) dos inscritos irá acontecer na próxima quarta-feira (12), na sede do Sest/Senat (Avenida F, nº 960, Alto da bela Vista).
Circuito de Rua
E, para quem não tem fôlego ou preparo para encarar os 21 Km da Meia-Maratona, poderá se inscrever para a 7ª etapa do Circuito Anapolino de Corrida de Rua, com percurso de 5 Km, que será também no dia 16 próximo, com largada prevista para às 6 horas, na Avenida Brasil Sul. Esse evento é realizado pela Prefeitura de Anápolis, por meio da secretaria municipal de Esportes.
Tanto quem vai participar da I Meia-Maratona ou da Corrida de Rua, as inscrições podem ser realizadas no site brasilcorrida.com.br, onde é possível acessar mais informações e regulamento das competições.
Expectativa
Durante a coletiva em que anunciou a realização da I Meia-Maratona de Anápolis, o prefeito Márcio Corrêa ressaltou o compromisso da gestão com o apoio ao esporte e a expectativa positiva em relação a essa prova, que não deve parar na primeira, mas deve ter sequência em outras realizações, tornando-se cada vez maior e mais uma referência nessa modalidade. (Colaborou Blenda Maraísa)
Leia também: Inscrições abertas para a 7ª etapa do Circuito Anapolino — vagas limitadas!





