O ano não é de eleições e, assim, os agentes políticos se movimentam de acordo com as suas pautas. Na Alego, os deputados de Anápolis iniciam a legislatura com posições importantes na Casa de Leis. O ex-prefeito Roberto Naves e o Governador Ronaldo Caiado estão em missão na China. Mas, com certeza, tem conversa política. Por aqui, o prefeito Márcio Corrêa confere os problemas para dar resolutividade ao seu governo.
Anápolis na Alego

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) adianta que a proteção do meio ambiente, com a atuação das Frentes Parlamentares em Defesa da Chapada dos Veadeiros e em Defesa do Cerrado, será outra prioridade em 2025. Ambos os grupos são coordenados por ele.
O deputado Amilton Filho (MDB) iniciou a nova legislatura com o desafio de “pilotar” a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e a Comissão Mista. O deputado Coronel Adailton (SD) ganha espaço na Alego, ocupando o cargo de primeiro secretário. A deputada Vivian Naves (PP), também integra a Mesa Diretora, ocupando o cargo de quinta secretária. Ela também integra a Procuradoria da Mulher.
Soma-se a isso a presença da bancada de Anápolis em várias comissões da Alego
De olho em 2026

Lá na Índia, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e sua comitiva, que inclui o ex-prefeito Roberto Naves (Republicanos), está de olho em parcerias que podem se estabelecer com aquele país.
Ainda mais, nesse rebuliço que a economia globalizada se encontra com as medidas do presidente americano Donald Trump, do Partido Republicanos. Mas, por lá, na Índia, também devem estar rolando conversas sobre o cenário político de 2026.
Caiado mirando as eleições presidenciais e Roberto Naves, uma cadeira na Câmara Federal.
Aliás, os olhos de Caiado se voltaram a essa pretensão, depois que a Procuradoria Regional Eleitoral de Goiás – que integra o Ministério Público Eleitoral – manifestou-se a favor de se reverter a decisão judicial que o tornou inelegível.
Blitz nas noites

O prefeito Márcio Corrêa mantém a rotina de noite adentro, percorrer unidades de saúde e outros locais.
Numa dessas blitzen, ele manteve contato com moradores de rua da cidade. Numa postagem para as suas redes sociais, o chefe do Executivo anapolino informou que a sua equipe montará uma força-tarefa para identificar as pessoas em situação de rua para que elas sejam reintegradas às famílias, à sociedade, sobretudo, por meio do trabalho.
As andanças de Márcio Corrêa têm gerado alguma polêmica, mas, neste caso específico, é certo que soluções precisam ser adotadas em relação ao problema das pessoas em situação de rua.
É um problema complexo e que, muitas vezes, foge das raias do social.
Pautas quentes

A Câmara Federal, com a ascensão do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência do Poder, deve ter umas pautas quentes pela frente. Uma delas é a Proposta de Emenda Constitucional para instituir no Brasil o regime semipresidencialista.
A outra, é a anistia aos presos nos atentados às sedes dos podres no dia 8 de janeiro de 2023. Em relação a essas duas pautas, o deputado do PT, Rubens Otoni, tem um posicionamento bem definido.
Em entrevista recente, ele disse que a mudança de regime não poderia ser por uma PEC e prescindir de um plebiscito. Em relação ao 8/1, ele também vê ressalvas, porque foi um ato teve não apenas os ataques, em si, mas também ameaças de morte do presidente, do vice e do presidente do Supremo Tribunal Federal.

- A impressão que se tem, de momento, é que os embates entre vereadores na Câmara Municipal estão ganhando proporção e, às vezes, saindo do limite da razoabilidade democrática que se deve ter numa Casa de Leis.
- É uma luz de alerta para a presidente Andreia Rezende (Avante). Isso porque a discussão entre vereadores pode acabar respingando para o todo.
- Como 2025 não é ano de eleição, é um ano bom para o Legislativo Municipal construir uma agenda positiva para a cidade. Todos ganham com isso!
- O vereador cabo Fred Caixeta (que é na verdade sargento da Polícia Militar) e a vereadora capitã Elizete, também integrante da PM, seguem o rito de “bater continência”. É um gesto que representa a saudação militar. E aí vai um trocadilho: Faz sentido!
- “Volta Zé!” a provocação de Dominguinhos do Cedro ao colega José Fernandes, na tribuna da Câmara Municipal, gerou polêmica. Mas, no parlamento é assim, há espaço para vários tipos de manifestações.
Leia também: Assembleia Legislativa de Goiás abrirá concurso com 101 vagas em diversas áreas