A COP30 vem aí e vai reunir líderes de vários países para debater as mudanças climáticas no planeta. O vereador anapolino, Rimet Jules, estará na delegação oficial do evento. A Justiça Eleitoral homologou o 30º partido brasileiro, o Missão.
O representante

Recém-chegado da China, onde participou como representante de Goiás na Delegação de Jovens da América Latina, o vereador Rimet Jules participa da delegação goiana que vai à COP30, em Belém-PA.
Rimet recebeu a missão da presidente da Câmara Municipal, Andreia Rezende e, portanto, estará presentes em debates importantes da agenda mundial sobre as mudanças climáticas.
O parlamentar é do Partido dos Trabalhadores e a interlocução que tem com o Governo Federal também favoreceu sua indicação para a missão.
Ele também é presidente da Comissão de Meio Ambiente do Legislativo Municipal e, certamente, trará de volta na bagagem muitos assuntos importantes dessa agenda, que trará dezenas de líderes de outros países ao Brasil.
Missão 14

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou o registro e a homologação do estatuto do partido Missão, que terá o 14 como seu número de legenda.
O Missão passa ser o 30º partido oficial nos registros da Justiça Eleitor4al e, portanto, poderá lançar candidatos às eleições, participar do processo eleitoral, receber recursos do Fundo Partidário e ter acesso gratuito a rádio e televisão.
O partido, que é ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), foi registrado no cartório civil em 23 de outubro de 2023. Além disso, obteve 577.999 apoios válidos, quantitativo que supera o mínimo de 0,5% dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, bem como comprovou a constituição de diretórios estaduais em pelo menos nove unidades da Federação.
Valeu a cobrança

Já quase no final de outubro, o prefeito Márcio Corrêa (PL) esteve na Câmara Municipal, para prestação de contas do segundo quadrimestre de 2025.
E, naquela oportunidade, sem querer querendo, ele cobrou o deputado estadual Coronel Adailton (SD) para o encaminhamento de emendas para Anápolis. “Mandou mais para Faina”, disse, na oportunidade, o chefe do Executivo.
Agora, recentemente, o deputado foi quem esteve na Câmara, fez um balanço de seu mandato e disse já ter destinado em torno de R$ 8,5 milhões para Anápolis.
Só que, a Administração atual espera chegar esse “reforço” por parte do deputado, que se elegeu pela primeira vez com 6.102 votos dados por eleitores anapolinos e, na segunda eleição, com 9.610, ou seja, quase que dobrou a votação. Então, nada mais justo do que trazer o “reforço”.
ONU Aqui

O vereador Professor Marcos Carvalho (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal, para fazer um convite aos interessados em participar de um projeto educativo que será realizado na casa, no dia 29 próximo.
Trata-se de uma simulação de uma Assembleia Geral da ONU, organizada por estudantes de ensino médio das redes pública e privada, com apoio do gabinete do parlamentar. Segundo ele, o projeto conta com 100 vagas, das quais metade já está preenchida.
“É uma ação importante, que trabalha habilidades, competências, atitudes e poder de negociação”, explicou.
De olho

O prefeito Márcio Corrêa continua atento quanto ao problema dos emaranhados e fios soltos nos postes da cidade e, toda vez que ele se depara com alguma situação ou recebe uma denúncia por meio de suas redes sociais, ele reforça a cobrança em cima da Equatorial Goiás e das empresas que fazem o compartilhamento dos postes.
É um problema complexo e que não se resolve da noite para o dia.
Falta, entretanto, uma legislação nacional mais rígida e isso vem sendo costurado desde 2023 entre as agência reguladoras- a ANEEL (do setor elétrico) e a Anatel (de telefonia). Mas, não se chega a um acordo para o texto.

- O empresário Luiz Miguel, que é diretor comercial da CDL Anápolis, colocou seu nome para disputar a presidência da entidade. O atual presidente, Wilmar Carvalho, já está em segundo mandato e não pode concorrer.
- De autoria do deputado Wilde Cambão (PSD), a Lei Estadual nº 23.108/2024 proíbe que influenciadores digitais realizem publicidade de jogos de azar ou apostas não regulamentadas.
- O dispositivo busca proteger consumidores e usuários de redes sociais de práticas comerciais ilegais e enganosas.
- O vereador Reamilton do Autismo (Podemos) comemorou a aprovação, no Senado, de projeto de lei que determina a distribuição, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dos cordões de girassol, usados para identificar deficiência ocultas.
Leia também: DAIA 49 anos: Engrenagem da indústria e do desenvolvimento de Anápolis e Goiás




