Assim como em 2022, Anápolis não adotará a Lei Seca durante as eleições municipais de 2024, que acontecerão no próximo domingo (06). A chefe de cartório da 141ª Zona Eleitoral de Anápolis, Ludmila Gobo, confirmou a decisão. Os juízes eleitorais do município, em conjunto com a Polícia Militar (PM), optaram por não implementar a restrição.
Lei Seca e sua definição local
A Lei Seca, que tem como objetivo proibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas durante o pleito, é uma medida definida por cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pelas Secretarias de Segurança Pública estaduais. Segundo Ludmila, essa decisão também se aplica aos municípios vizinhos de Bonfinópolis, Campo Limpo, Ouro Verde, Goianápolis e Terezópolis.
Leia também: Horário gratuito de rádio e televisão para propaganda política termina hoje (03)
Motivos para a não aplicação da Lei Seca
Em entrevista à Rádio Manchester, Ludmila explicou que a não aplicação da Lei Seca na região se deve à necessidade de uma operação diferenciada da Polícia Militar, o que comprometeria outras atividades importantes durante a eleição. “Por esse motivo, optamos por não implementá-la este ano”, destacou.
Fiscalização e segurança garantidas
Apesar da ausência da Lei Seca, a chefe de cartório assegurou que a PM acompanhará de perto os locais de votação. Os policiais monitorarão aglomerações e possíveis tumultos, garantindo a segurança nos colégios eleitorais e nas áreas ao redor.