A adesão de Anápolis ao consórcio regional Norte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, é uma discussão que deve ganhar corpo nos próximos dias, a partir de projeto que deve ser encaminhado à Câmara Municipal.
A secretária municipal, de Saúde, Eliane Pereira dos Santos informou em entrevista que o prefeito Márcio Corrêa deve encaminhar ao Legislativo o projeto que autoriza a adesão do município ao referido consórcio, que abrange em torno de 60 municípios.
Esse consócio, diga-se de passagem, possui uma direção e a escolha do presidente e demais membros da diretoria, será escolhida através de processo interno entre os municípios que fazem parte ou aderirem ao consórcio até o dia 9 de setembro próximo.
Daí, portanto, a necessidade de o município ter a autorização legislativa de aderir ao consórcio para que possa participar desse processo. Inclusive, o próprio prefeito Márcio Corrêa pode se candidatar a ser gestor desse consórcio.
Assim, o que estará em discussão serão tão somente essa autorização de adesão.
Anápolis, devido a estrutura que já possui do SAMU, se vier a aderir ao consórcio já chega numa condição de buscar protagonismo.
A criação do consórcio deu-se através de uma Assembleia-Geral, no mês de janeiro último, através de iniciativa capitaneada pela Secretaria de Estado da Saúde.
Conforme foi informado na época, a macrorregião Centro-Norte de Goiás é composta de 60 municípios e uma população de aproximadamente 1,1 milhão de habitantes, conforme o Censo de 2022 do IBGE.
A criação do consórcio está alinhada à Política Estadual de Urgência e Emergência, instituída pela SES-GO em março de 2024.
A medida foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), estabelecendo o gerenciamento do SAMU por consórcios públicos em âmbito macrorregional, além de diretrizes como a padronização do atendimento a traumas, AVC, infarto e sepse, a definição de tipologias hospitalares e a adoção de uma linguagem única para o sistema de saúde.
Leia também: Pela primeira vez, Goiás registra mais mulheres responsáveis pelos lares