Uma reunião recente ocorrida em Brasília, no Ministério da Saúde, deu start a um projeto importante para Anápolis.
Capitaneada pelo senador Vanderlan Cardoso, com participação do vice-prefeito Walter Vosgrau (que é médico-cirurgião), a direção do hospital Ânima levou ao ministro Alexandre Padilha a proposta de abrigar uma central de transplantes de coração e fígado.
“Isso significa mais acesso, mais estrutura e, principalmente, mais vidas salvas. É um passo decisivo para fortalecer a saúde pública em Goiás”, destacou o senador Vanderlan Cardoso.
O vice-prefeito Walter Vosgrau explicou que neste primeiro momento, o Ministério da Saúde vai verificar as condições do hospital dentro dos parâmetros para habilitação de uma central de transplantes.
Havendo essa habilitação, inicialmente, os procedimentos devem ocorrer de modo particular ou por convênios e planos de saúde.
Num segundo momento, deve ser buscada a habilitação da Central de Transplantes para realizar procedimentos via Sistema Único de Saúde (SUS).
Essa etapa é um pouco mais complexa que a anterior, visto que será necessária a autorização dos três entes: municipal, estadual e federal.
Contudo, já é um início e, sobretudo, segundo Vosgrau, houve um aceno positivo por parte do Ministério da Saúde, no acolhimento da proposta.
Fica ainda a expectativa de que futuramente, possam ocorrer outros tipos de transplantes, como de medula e renal.
Com informações da Rádio Manchester

Leia também: Espírito Santo bomba e Goiás fecha 2025 em quarto na produção industrial



