VERSÃO FLIP
sexta-feira, 13 de março, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sexta-feira, 13 de março, 2026
Contexto

Anápolis tem “blitz educativa” de conscientização sobre violência contra a mulher

de Claudius Brito
7 de agosto de 2025
em violência
Reading Time: 5 mins read
0 0
A A
0
Imagem: Paulo de Tarso

Imagem: Paulo de Tarso

Evento realizado pela Prefeitura, através da área social, visa conscientização dos anapolinos sobre o tema.

No Brasil, no ano passado, foram contabilizadas 1.459 vítimas de feminicídio. O que dá em torno de 4 vítimas por dia. Em Goiás, 57 mulheres foram vitimadas por esse crime. Também em 2024, o país teve 83.114 vítimas de estupro, sendo a maior prevalência delas no sexo feminino: 86%.

Esses são alguns números que retratam a violência contra a mulher. E, além desses tipos de violência, elas sofrem várias outras nos seus ambientes de trabalho, no lazer e, mesmo, dentro da própria casa.

A violência contra a mulher não vem de hoje e, por isso, uma lei federal (nº 14.448), de 2022, instituiu o Agosto Lilás, como data não para se comemorar, mas para refletir e educar sobre esse tema tão importante para toda a sociedade.

É um mês também dedicado à divulgação da chamada lei maria da Penha (nº 11.340), de 2006, que deste então tem sido um divisor de águas para o combate à violência contra a mulher no Brasil.

Mas, o país ainda fica muito a dever no enfrentamento deste tipo de violência e a conscientização da população é sempre um aliado poderoso para reduzir as alarmantes estatísticas, que carregam em si muitas vidas perdidas, muito sofrimento de famílias.

Números são apenas uma representação de cenário. A realidade crua e nua é que mostra, entretanto, quão cruel e devastadora é a violência contra a mulher, nas suas mais diversas formas.

Em Anápolis, a Prefeitura, através da secretaria municipal de Assistência e Políticas Públicas realizou quinta-feira (7/8), um ato para marcar a abertura do Agosto Lilás.

Uma “blitz educativa” aconteceu nos viadutos entre a Rua Barão do Rio Branco e a Avenida Goiás, em frente ao Centro Administrativo Adhemar Santillo.

Com cartazes e folhetos educativos, a equipe da secretaria fez abordagens nos veículos, deixando a mensagem da campanha. A ação contou com o apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) e da Polícia Militar.

Confira fotos:

  • Fotos: Claudius Britus/Paulo de Tarso
  • Fotos: Claudius Britus/Paulo de Tarso
  • Fotos: Claudius Britus/Paulo de Tarso
  • Fotos: Claudius Britus/Paulo de Tarso
  • Fotos: Claudius Britus/Paulo de Tarso
  • Fotos: Claudius Britus/Paulo de Tarso
  • Fotos: Claudius Britus/Paulo de Tarso
  • Fotos: Claudius Britus/Paulo de Tarso
  • Fotos: Claudius Britus/Paulo de Tarso

Referência

A cidade- pouca gente sabe- é uma das poucas no Brasil que possui no seu organograma uma gerência específica para assuntos relacionados à violência contra a mulher. Além disso, possui ainda o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e o Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Mulher.

Isso apenas dentro do “guarda-chuva” do poder público municipal, sem contar que a rede de assistência à mulher conta com vários outros “atores” e “portas de entrada”, como Delegacia da Mulher, Patrulha Maria da Penha, Ministério Público e Judiciário, Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, OAB Mulher, além de várias ONGs e entidades.

Elizângela Rezende é a gerente de Enfrentamento da Violência à Mulher. Segundo ela, a própria ação de instituir essa gerência no organograma municipal, já sinaliza a atenção que a gestão do prefeito Márcio Corrêa dá para essa questão.

Conforme disse, a Campanha Agosto Lilás desse ano traz uma mensagem importante, que é mostrar para a mulher que “ela não está sozinha nessa luta”.

A secretária de Assistência e Políticas Públicas, Jordana de Faria, em entrevista, destacou que o poder público e toda a rede, oferecem toda assistência que as mulheres necessitam.

NO CRAM, especificamente, as mulheres vítimas de violência recebem auxílio psicológico, jurídico e social. Ou seja, é um atendimento multidisciplinar e que tem vários “braços” dentro da rede.

Jordana disse que essa rede “está de braços abertos para receber e ouvir essas mulheres”. Conforme observou, infelizmente, muitas delas não denunciam as situações que estão passando, porque o agressor às vezes é o próprio esposo ou companheiro. E isso gera consequências dentro das famílias.

Por isso, conforme enfatizou, é importante que eventos como esse, ou seja, a blitz educativa sejam realizados, para que a sociedade saiba que a rede existe, que os serviços estão ao alcance daquelas que necessitarem.

Inclusive, durante uma blitz, uma mulher chegou a relatar ter sido vítima de abuso e que ela nunca tinha encontrado apoio e viu ali, que há sim, apoio e caminhos que podem ser trilhados para, senão acabar, mas reduzir essa violência.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: anápoliscapaCRAMdestaquegoiásPortal ContextoViolência contra mulher

Mais Artigos

Imagem: Freepik

Conteúdos violentos contra mulheres viralizam nas redes sociais

de Anna Rhaissa
9 de março de 2026
0

Entenda como a chamada machosfera amplia discursos misóginos online Um conteúdo viral nas redes sociais mostra homens simulando socos, chutes...

Delegado Manoel Vanderic Corrêa. Imagem: Redação

“Lei é para todos, não só para preto, pobre e prostituta”, afirma delegado Manoel Vanderic sobre crimes de trânsito

de Orisvaldo Pires
24 de janeiro de 2026
0

Queda nas mortes de trânsito em Anápolis acompanha endurecimento da lei, diz delegado A partir da interferência mais rígida das...

Imagem: Ilustrativo

Goiás registra mais de 55 mil casos de violência contra mulheres

de Jornal Contexto
2 de janeiro de 2026
0

Crimes e processos contra mulheres cresceram em Goiás em 2025, incluindo 60 feminicídios Goiás registrou 55.689 novos processos relacionados à...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Reprodução

    Espírito empreendedor nato – Por Moacir de Melo                                              

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Drama no Morro da Capuava: cegueira repentina muda destino de família em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • EUA avançam para classificar PCC e CV como terroristas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Câmara Municipal de Anápolis homenageia o legado do Rotary

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Histórico do PSDB de Anápolis, Wesley Silva anuncia que deixa o partido

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui