Veículos projetados para transportar carga e passageiros, as caminhonetes e camionetas (existe uma diferença desses tipos) já somam mais de 10% do total da frota de veículos emplacados em Anápolis.
Tempos atrás, as caminhonetes em geral eram veículos utilizados quase que na totalidade por produtores rurais.
Esse tipo de veículo, entretanto, se popularizou e caiu no gosto mesmo de quem não está com o “pé na roça”.
E um detalhe interessante é que na frota de emplacados, conforme dados divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), há dois tipos: caminhonete e camioneta. Inclusive, essas definições estão contidas no Código Brasileiro de Trânsito. (Veja a diferença no bob, no fim da matéria).
Mas, vamos aos números: em setembro último, a frota de veículos emplacados em Anápolis chegou a 317.564. Desse total, tem-se 26.924 caminhonetes e 9.956 camionetas.
A soma dos dois tipos é de 36.880, o que representa 11,61% sobre o total da frota de veículos emplacados em Anápolis.
Um percentual significativo.
Mais da frota
A frota de emplacados em Anápolis tem, ainda, 156.068 veículos de passeio, o que corresponde a 49,14% do total. Ou seja, quase a metade. Além de 83.364 veículos de duas rodas (motocicletas, motonetas e ciclomotores. O percentual em relação ao total da frota, nesse caso, é de 26,25%. Mais de um quarto da frota geral.
Caminhão/caminhão trator somam 14.060 (4,43%); Utilitários somam 7.078 (2,23%) e ônibus e micro-ônibus, 2.304 (0,72%).
Atualmente, o número de veículos (317.564) em relação à população (398.869 habitantes) é 0,8. Chegando, portanto, quase à proporção de 1 por 1.
Box- Entenda a diferença:
– CAMINHONETE: “veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até três mil e quinhentos quilogramas.”
Em outras palavras, isso quer dizer que caminhonete é um veículo criado visando principalmente o transporte de cargas, desde que não supere o PBT (Peso Bruto Total) de 3.500 kg (3,5 toneladas).
*PBT = peso do veículo + capacidade de carga do mesmo.
– CAMIONETA: “veículo misto destinado ao transporte de passageiros e cargas no mesmo compartimento”.
Essa definição significa, basicamente, que as camionetas são as “picapes fechadas”, ou seja, os SUVs.
Leia também: https://portalcontexto.com/black-friday-vem-ai-e-procon-goias-da-dicas-para-aproveitar-promocoes-e-evitar-golpes/