Um cenário parecido com cenário de guerra. Mas, as fardas não são do exército, mas da Polícia Militar. E o alvo dessa guerra é um só: prevenir e combater a criminalidade
Um gigantesco aparato militar foi reunido nesta quinta-feira (11/9) em frente ao Centro Administrativo “Adhemar Santillo”. Parecia, até, um cenário de guerra. Porém, os militares não são do Exército, mas da Polícia Militar. E a guerra que eles enfrentam é a guerra do combate à criminalidade.
Mais de 130 policiais militares, cerca de 30 viaturas e até o helicóptero do Graer estão mobilizados na Operação “Território Seguro”, que vai até sábado (13), com ações preventivas e ostensivas de repressão criminal.
É a segunda operação de grande monta realizada no município capitaneada pelo coronel Rogério Corrêa Batista, comandante do 3ª CRPM- Comando Regional da Polícia Militar.
O lançamento da operação contou com a presença do prefeito Márcio Corrêa; da primeira-dama, Carla Lima Corrêa; do deputado estadual Amilton Filho; da vereadora capitã Elizete; além de outras autoridades civis e militares, entre elas, vários comandantes batalhões e unidades especiais da “gloriosa”.
Segundo o coronel Rogério, essa operação é um reforço do trabalho diário que a Polícia Militar realiza em Anápolis e demais municípios que fazem parte do 3º CRPM. Ele fez questão de agradecer a cada um dos comandos presentes e à tropa em geral pelo empenho no trabalho de manter a ordem e a segurança para a população.
O comandante citou que a PM tem reduzido praticamente todos os indicadores de criminalidade e citou como exemplo a queda de 50% das ocorrências de roubo a transeuntes; de 30% de roubos a veículos. Dados recentes também mostram que o estado tem mais de dois anos sem nenhuma ocorrência de roubo a instituições financeiras.
“A Polícia Militar de Goiás hoje é um exemplo para o Brasil”, comemorou.

Monitoramento
O prefeito Márcio Corrêa falou na oportunidade que quando assumiu o cargo, as dificuldades financeiras do município tendiam a fazer com que fosse cessado o convênio com o Banco de Horas da PM.
Entretanto, disse ele, “a segurança é prioridade da gestão e da população. Nós pagamos os atrasados e pagamos agora regularmente”, enfatizou.
Ao abrir sua fala, Márcio brincou com o comandante do 3º CRPM que tem o mesmo sobrenome seu, mas não tem parentesco. “Se um Corrêa faz muita coisa, dois fazem muito mais”.
O prefeito adiantou que está em fase de elaboração de projetos e licitação, a aquisição de cerca de 2 mil câmeras de monitoramento, que serão instaladas nos quatro cantos da cidade e serão operadas por uma central de comando integrada com a Polícia Militar.
As imagens obtidas poderão, dessa forma, ser utilizadas pela inteligência da corporação nas suas ações de combate à criminalidade, reforçando ainda mais a segurança da população.
O deputado Amilton Filho e a vereadora capitã Elizete também destacaram, na ocasião a importância da operação e da parceria que existe no município entre o poder público e a corporação.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.