Conscientizar e apoiar na formação de caráter são, sem dúvida, o principal objetivo da programação nesta Semana do Meio Ambiente, em Anápolis. O evento, com a temática “Água”, consistirá em palestras para crianças e adolescentes, de escolas e creches da rede pública e privada. Por meio da Secretaria do Meio Ambiente, a encarregada da programação, a Médica Veterinária Elisângela Sobreira, promete interatividade e fácil linguagem com a palestra “Plástico x Animais Aquáticos” para que a conscientização nas crianças e jovens presentes seja efetiva.
A doutora, com especialidade em animais silvestres e ecologia, apresentará aos jovens alguns animais resgatados como cobras, corujas, gaviões, tartarugas, gambás etc., e alguns que passaram pelo processo de taxidermia. “Alguns desses animais empalhados foram encontrados mortos e com o estômago cheio de plástico. Animais como tartarugas e cágados, por exemplo, sempre confundem os plásticos com algas.” disse à redação. Ela ainda reafirma a importância do descarte consciente do plástico que, na natureza, leva centenas de anos para se decompor, e, também, da diminuição do seu uso. “Uma das soluções apresentadas é o canudo de inox reutilizável, por exemplo. Na minha casa só usamos estes.” completa.
Rosângela é conhecida nas redes sociais como Dra. Selvagem. Fundadora do Centro Voluntário de Reabilitação de Animais Selvagens, o CEVAS, a especialista tem atuado no resgate de muitos animais que são reabilitados e colocados de volta na natureza. A programação se iniciou hoje no Lúmen, e se estenderá por toda a semana.
Estatísticas perturbadoras
Estimativas dão conta de que 100 mil animais marinhos morrem todos os anos em decorrência da contaminação de plástico nos oceanos. Segundo pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, mais da metade das tartarugas do mundo já ingeriram plástico.
Cerca de oito milhões de toneladas do produto são despejadas nos oceanos anualmente, segundo estudo de pesquisadores da Universidade da Georgia, o equivalente ao despejo nos mares do conteúdo de um caminhão de lixo por minuto.
Segundo projeções, se o processo de contaminação dos oceanos por resíduos sólidos continuar a ser executado como atualmente, em 2050 haverá mais lixo do que peixes nos mares de todo o mundo. As informações são do portal Folha de S. Paulo.
As razões para tanto plástico chegar aos oceanos são a má gestão de resíduos sólidos pelos indivíduos e pelos governos e os baixos índices de eficiência, aplicabilidade e abrangência da reciclagem.
Programação
03 de junho: 15h no Colégio Preparatório Lúmen
04 de junho: 9h e 15h no Cmei Anita Malfatti
05 de junho: 8h e 14:30 no Colégio Couto Magalhães
06 de junho: 9h no Colégio Delta