Não é de hoje que falar sobre autismo é um tabu por vários motivos não plausíveis. O preconceito difundido na sociedade sempre impede o progresso pessoal que deveríamos ter para que houvesse harmonia com nossos semelhantes, sejam eles especiais ou não. Baseado nisso, com apoio da Prefeitura de Anápolis, e por meio das Secretarias de Saúde, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, a “Semana da Conscientização do Autismo” está sendo realizada pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas (ASPAA) com algumas programações e atividades pela cidade.
A série de atividades tiveram início no último domingo, 31, com a 8ª Caminhada da Inclusão – Autismo e Down, realizada no Parque Ipiranga. A programação continuou na terça-feira, 2 – dia Mundial da Conscientização do Autismo – com o passeio ciclístico “Pedalada contra o Preconceito”, também no Parque Ipiranga. Hoje, dia 3, acontece o Cinema Azul (pouca luz e áudio) no Sesc do Bairro Jundiaí, às 15h, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
E para finalizar a semana, uma grande ação está programada para sábado, 6, na Praça Bom Jesus. Com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, serão disponibilizados atendimentos e serviços como aferição de pressão, glicemia, encaminhamentos odontológicos, dentre outros. Também terá orientações jurídicas e psicológicas e confecção de carteirinhas da ASPAA e da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT).
Segundo o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Anápolis, Reamilton Espíndola, um levantamento feito pela associação, tanto na rede pública como privada, aponta aproximadamente 450 autistas em Anápolis. “O objetivo dessas ações é conscientizar a população sobre o autismo. Quanto mais informações, menor é o preconceito”, afirma.