Informações colhidas junto à plataforma de previsão do tempo do Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, apontam que os anapolinos devem enfrentar, nos próximos dias, altar temperaturas, falta de chuvas e baixa umidade relativa do ar.
A umidade relativa do ar é tomada a partir da relação entre a quantidade de água que existe no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima de água que poderia existir na mesma temperatura (ponto de saturação).
A grosso modo, é o tempo seco que ocorre, geralmente, nesta época do ano, em que não há praticamente chuvas.
Seja baixa ou alta, a umidade do ar pode ser um problema, sobretudo, para as pessoas que sofrem de doenças respiratórias.
No caso da umidade baixa, como é o cenário que enfrentamos agora, podem surgir manifestações ou agravamentos de quadros de alergias, sinusites, asmas e outras doenças respiratórias.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira em torno de 40% e 70%.
Em Anápolis
Conforme pesquisa do Portal CONTEXTO na base do CIMEHGO (https://www.meioambiente.go.gov.br/tempo-e-clima/previsao-do-tempo-modelo-wrf.html), na data de hoje (08/09), a umidade relativa do ar no Município de Anápolis está variando entre 16% a 37%.
Abaixo, portanto, do nível recomendado pela OMS.
Na quinta-feira (09), a variação será entre 16% e 30%. Na sexta, a umidade mínima deve ficar em 13% e a máxima em 38%.
No sábado e no domingo, as previsões são de umidade mínima de 13% e 14%, respectivamente; e de umidade máxima 45% e 28%, respectivamente.
Conforme os dados do CIMEHGO, não há previsão de chuva até domingo.
Além disso, as temperaturas continuam altas, oscilando entre a mínima de 19º e máxima de 34º.
Dicas para passar pelo período de seca sem complicações
O Ministério da Saúde dá algumas dicas, importantes para que as pessoas possam enfrentar o período de baixa umidade do ar. Veja:
– Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;
– Faça refeições leves com muitas frutas e legumes;
– Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
– A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade. Use hidratantes para ajudar;
– Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas nos olhos e no nariz caso sinta necessidade.