Seguindo o cenário que se desenhou nacionalmente, Anápolis não conseguiu bater a meta de vacinação contra a poliomielite. Mesmo com a prorrogação da campanha em mais de um mês, a taxa de crianças de 01 a 05 anos idade vacinadas na cidade foi de 54,4%. Ou seja, foram 11.988 crianças imunizadas ante a quantidade total de 21.974 nesta faixa etária. A meta era de vacinar 95% deste contingente.
Inadimplência e endividamento atingem valores recordes no país
No entanto, o Dia D, realizado no sábado (08), mostrou-se efetivo para a captação de mais vacinados. Somente no último dia da campanha de vacinação, foram 2.094 crianças imunizadas contra a poliomielite. Na data, foram mobilizadas 39 unidades de saúde do município, incluindo nos distritos, para maior alcance do imunizante.
Vale ressaltar que, embora a campanha tenha se encerrado no fim de semana, a vacinação contra a poliomielite continua em todos os postos de saúde. O Brasil não registra casos da doença desde 1989 e a baixa cobertura vacinal pode implicar no retorno da mesma. No país como um todo, apenas 60% do público alvo recebeu o imunizante.