A eleição da vereadora Andreia Rezende (Avante) para a presidência da Câmara Municipal de Anápolis carrega alguns simbolismos: primeiro, ela é a primeira mulher a ocupar no cargo mais alto da hierarquia da Mesa Diretora do Poder Legislativo; segundo, ela teve unanimidade de votos entre seus pares; terceiro, Andreia é a terceira da família Batista que ocupa o cargo, por onde já passou seu pai, Amilton e o irmão Amiltinho, hoje deputado estadual.
Andreia Rezende está inaugurando o segundo mandato na Casa de Leis anapolina. Na primeira eleição, pelo Solidariedade, ela obteve 2.841 votos. Ficou como a segunda mais votada na eleição de 2020, atrás de Leandro Ribeiro (PP), que na época obteve 3.266 votos.
Agora, na eleição de 2024, novamente Andreia Rezende obteve a segunda maior votação, conquistando 3.571 votos, pelo Avante. O mais votado foi o seu colega José Fernandes (MDB) com 4.222 votos.
Andreia não só aumentou seu quantitativo de votos entre uma eleição e outra, mas também o seu “capital político”. Tanto é que isso foi fundamental para que o seu projeto de eleição à presidência da Câmara Municipal pudesse se consolidar, como de fato se consolidou.
E com os méritos adquiridos com o seu primeiro mandato e, claro, a já conhecida boa articulação política que é peculiar aos Batistas.
Ao discursar depois de empossada no cargo, Andreia falou com emoção sobre o nascimento da filha no transcurso da campanha eleitoral. Falou do apoio da família, considerado por ela como fundamental e, também, falou sobre ter abraçado o projeto político que culminou com a vitória de Márcio Corrêa à Prefeitura de Anápolis.
Andreia diz estar ciente dos desafios que terá à frente, sobretudo, pelo fato de haver sido proclamada presidente. E, ela mesmo, diz estar honrada em fazer história como a primeira mulher a presidir o Poder Legislativo anapolino, abrindo caminho a outras mulheres que possam futuramente, da mesma forma, alcançar o cargo.
Vice-presidente na chapa que elegeu Andreia Rezende, o vereador José Fernandes também deixou depoimentos emocionantes e emocionados, após a eleição da Mesa Diretora.
Ele lembrou a cirurgia que teve de submeter no coração, que teve nas mãos o vice-prefeito Walter Vosgrau, que é cirurgião cardíaco. Ele lembrou a perda do pai, o sanfoneiro Américo, pouco antes da eleição e disse que honrará ele, sua mãe e a todos os que votaram e acreditam nele, como vereador.
Leia também: Câmara Municipal empossa os 23 vereadores que vão atuar na 20ª Legislatura
![](https://portalcontexto.com/wp-content/uploads/2025/01/Andreia-posse-1.jpg)
![](https://portalcontexto.com/wp-content/uploads/2025/01/Andreia-posse-2.jpg)